1. Ana brinca com uma corda presa à parede, produzindo ondas estacionárias, como mostra a figura. Descreva o movimento dos pontos A e B da corda.
Faça de acordo com a 1° foto em anexo!
2) Em uma corda esticada e presa em uma extremidade, observa-se a formação de ondas estacionárias. Busque
explicar como se formam estas ondas estácionarias (tente escrever com sua interpretação)
3) O que são os ventres e nós de uma onda estacionária?
4) Faça a questão da 2° foto em anexo explicando como chegou no seu pensamento para responder.
Respostas
As questões abordam a análise de ondas produzidas em cordas. Vamos relembrar alguns conceitos importantes da ondulatória antes de responder ao que foi proposto.
- Introdução:
Vamos relembrar os conceitos básicos das ondas:
➯ Vale: ponto mais baixo da onda, quando está descendo;
➯ Crista: ponto mais alto da onda, quando ela sobe;
➯ Onda estacionária: duas ou mais ondas de mesma frequência se propagam na mesma direção e com mesma velocidade, porém com inversão de fases, sentidos contrários. Enquanto uma sobe, a outra desce;
➯ Pulso: ocorre quando é emitida uma onda em um material como uma corda. Um pulso é uma onda mecânica;
➯ Frequência: número de ondas formadas em um intervalo de tempo. Depende da fonte da onda e é inversamente proporcional ao seu tamanho (comprimento de onda);
➯ Comprimento de onda: distância entre dois vales ou duas cristas consecutivas, é inversamente proporcional à frequência e dita o 'tamanho' de um pulso da onda. É dada em metros;
Agora, vamos às questões:
- Questões:
1. Os pontos A e B da corda de Ana correspondem a um ventre e um nó, respectivamente. Quando Ana movimenta rapidamente a corda, para quem observa de fora, formam-se ondas estacionárias, ou seja, uma onda propaga em cima da outra com mesma frequência. Desse modo, o ponto B, que é um nó, sempre estará da mesma forma, formando um ponto fixo e fechado em todos os pulsos produzidos. Já o ponto A, que se caracteriza por um ventre, irá se movimentar. Num pulso estará pra cima e no próximo pulso estará pra baixo.
2. Como dito, ondas estacionárias são duas ou mais ondas de mesma frequência que se propagam na mesma direção e com mesma velocidade, porém com inversão de fases, sentidos contrários. Enquanto uma sobe, a outra desce. Para alguém que vê de fora, essas ondas se fecham numa espécie de círculo, como na foto anexada, e não se movem, estão 'estacionadas', paradas, pois ocorre uma ilusão de ótica devido à velocidade. As ondas estacionárias chamadas assim porque não se propagam ao longo do espaço, são produzidas em materiais que são fixos, como cordas, instrumentos, entre outros.
3.
Ventres: parte mais alta da onda, corresponde ao vale da onda normal, mas leva o nome de ventre na onda estacionária. O ventre sempre muda de sentido no movimento da onda, uma hora está pra cima, na outra está pra baixo.
Nós: onde as ondas se encontram, formam um ponto fixo, que não se move e não muda de direção. Esse ponto engloba o local onde as ondas trocam de posição, uma sobe e a outra desce.
4. Alternativa correta letra E.
Essa questão nos dá uma corda fixa na parede com um pulso se movendo. Quando a corda é fixa e bate em uma parede ou outro objeto sólido, ela inverte sua trajetória: além de começar a mover-se para o lado contrário, se o pulso formado estiver para cima, ele muda pra baixo.
Dessa forma, a única opção que mostra o pulso corretamente rebatido para baixo é a E.
Saiba mais sobre ondulatória em:
https://brainly.com.br/tarefa/46667517
Espero ter ajudado!