• Matéria: Português
  • Autor: ingrid263564
  • Perguntado 3 anos atrás

No Brasil, os estudos de Linguística tomam força a partir dos anos 1960, com os primeiros cursos em universidades brasileiras. Quanto aos estudos estruturalistas no Brasil, é correto afirmar que: A. a obra de Saussure chega ao Brasil concomitantemente com as vanguardas europeia e americana, nos anos 1960, e logo se iniciam as investigações relacionadas às questões da linguagem e da gramática, antes não refletidas por nenhum crítico no País. B. as ideias de Saussure chegam ao Brasil tão logo são publicadas na Europa, e a difusão das ideias relacionadas à linguagem ocorre principalmente a partir de Mattoso Câmara. Desse modo, há um intercâmbio ao redor do mundo, difundindo as ideias de Saussure. C. as ideias de Saussure chegam com anos de diferença, no Brasil, em relação à Europa. As primeiras análises não consideram questões específicas da língua, mas difundem ideias relacionadas à linguagem e só posteriormente, com Mattoso Câmara, é feita a investigação da disciplina Linguística. D. as ideias de Saussure chegam com poucos anos de diferença em relação às primeiras publicações na Europa. As análises estruturalistas, no Brasil, não consideram as questões específicas da língua e detêm-se na história gramatical, fato ainda verificado nos dias de hoje.

Respostas

respondido por: regirlannyfreitas
3

Resposta:

C.  as ideias de Saussure chegam com anos de diferença, no Brasil, em relação à Europa. As primeiras análises não consideram questões específicas da língua, mas difundem ideias relacionadas à linguagem e só posteriormente, com Mattoso Câmara, é feita a investigação da disciplina Linguística.

Explicação:

Os estudos estruturalistas no Brasil não chegaram no país concomitantemente com as vanguardas europeia e americana. Segundo o prefácio da edição brasileira do Curso de linguística geral, a obra chega ao país com 59 anos de atraso, sendo as primeiras reflexões sobre o Estruturalismo muito associadas ao estado da arte em relação à história gramatical. Somente uma segunda geração de críticos, a partir de Mattoso Câmara, difundiu as ideias reflexivas sobre a Linguística e os princípios da linguagem defendidos por Saussure.

Perguntas similares