Faça uma pesquisa em livros, revistas ou na internet sobre os problemas ambientais do rio São Francisco. Procure descobrir o que vem causando poluição e redução no nível de suas águas. Registre aqui.
Respostas
Ok Vamos Nessa
Resposta:
O rio vem sofrendo a falta de tratamento de esgoto e a poluição oriunda da indústria e agricultura são as principais ameaças à qualidade da água no Brasil. Segundo levantamento da ONG SOS Mata Atlântica, a água é ruim ou péssima em 40% dos 96 rios, córregos e lagos avaliados em sete estados brasileiros.
Na verdade, o uso indiscriminado dos recursos naturais constitui o maior perigo para a sobrevivência do rio e serve para os lucrativos negócios, financiado pelo próprio governo, sob o manto falso da privatização hídrica. O raciocínio é de que o crescimento econômico deve ser conquistado a qualquer custo, mesmo com o consumo de 6,6 bilhões de reais para favorecer o agronegócio e os biocombustíveis, em prejuízo do meio ambiente.
Setores como a agricultura, prejudicada pela menor disponibilidade de água para irrigação, a navegação e a pesca têm sofrido prejuízos devido à queda do nível do São Francisco.