1 - “Nos dez anos que se seguiram a 1852, o número de escravos que desembarcaram anualmente no porto do Rio de Janeiro vindos de outras províncias chegou perto dos 3.370. outros vieram por terra. Embora os números sejam pequenos em comparação com a média anual de 41.400 escravos importados da África entre 1845 a 1850, ajudaram a suprir a demanda ainda insaciável de trabalhadores por parte das fazendas de café. Entre 1864 e 1874, o número de escravos no Nordeste, sobretudo na produção de açúcar, caiu de 774 mil (45% de todos os escravos do Brasil) para 435.687 (28%), enquanto em regiões cafeeiras aumentaram sua população de cativos de 645 mil (43%) para 809.575 (56%) e a província de São Paulo dobrou seu contingente, de 80 mil para 174.622”. GRAHAM, R. O Brasil de meados do século XIX até a Guerra do Paraguai. In: BETHELL, L. (org.). História da América Latina: da independência até 1870. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2001. p. 773-84. v. 3. De acordo com o texto, escreva um parágrafo respondendo: Qual a direção do tráfico interprovin- cial de escravizados; suas características e as causas que estimularam o crescimento desse tráfico interprovincial.
Respostas
A direção do tráfico interprovincial de escravos ocorria principalmente da região Nordeste em direção à região Sudeste. Este tráfico se caracterizava pela compra dos fazendeiros de escravizados da região Nordeste para o trabalho na cafeicultura da região Sudeste. Como no Nordeste o cultivo da cana-de-açúcar estava em decadência era possível que esta venda ocorresse.
Os principais motivos que estimularam o crescimento do tráfico interprovincial foi proibição do tráfico negreiro para o Hemisfério o Sul através da Lei Bill Aberdeen, criada em 1845, pelo Parlamento Inglês e por influência desta lei, a criação, em 1850, da Lei Euzébio de Queiroz que proibia a entrada de africanos escravizados no Brasil.
Através destas proibições o número de africanos escravizados no Brasil diminuiu, resultando inicialmente no tráfico interprovincial de escravizados para o trabalho nas lavouras de café da região Sudeste.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/12261555
Explicação:
a direção do tráfico é interprovincial de escravos ocorria principalmente em região nordeste em direção à região Sudoeste