• Matéria: Português
  • Autor: herberthjohn39
  • Perguntado 3 anos atrás

ao descrever o pôr do sol em São Paulo, o enunciador emprega uma expressão (é reputado),que è uma marca de moralização. O que isso mostra sobre sua atitude em relação ao que diz no texto?​

Respostas

respondido por: 00001102594623sp
16

Resposta:63 respostas

3.7 mil pessoas receberam ajuda

Resposta:

1- Constrói uma imagem negativa da cidade, pois é descrita pelo enunciador como como poluída, uma cidade que se diz "monumental", mas na verdade esses monumentos não existem, portanto, a cidade de São Paulo é vista pelo enunciador de maneira oposta da maneira que ela se mostra.

2- ele emprega uma expressão (é reputado) que mostra aos leitores que não é ele, o enunciador, que tem essa impressão do pôr do sol, mas sim outras pessoas

3- o autor critica a violência a que as pessoas estão sujeitas em são paulo e refere-se ao fato de que visualmente o bairro pode se passar por um "pedaço'' do Japão, mas não se iguala, em termos de segurança, á tranquilidade que pode haver em uma viela dos subúrbios de Tóquio.

4- a) primeiro advérbio: é uma cidade que quer estar em outro lugar e em outro tempo. Quer identificar um advérbio de lugar

b) "só fui entender que são paulo era uma cidade de monumentos"

5- b) Os textos em que não se podem detectar claramente as marcas do enunciador são considerados objetivos, isto é, apresentam maior grau de objetividade

respondido por: maribg2010
1

Resposta:

1 - Uma descrição negativa. O autor acredita que a "beleza" da cidade vem de sua poluição e que aqueles que a amam tem mal gosto.

2 - A expressão mostra o escárnio e sarcasmo presentes no texto ao usar uma expressão geralmente positiva para descrever algo que ele considera sujo.

3 - O autor acredita que Liberdade é uma cidade que tenta parecer com grandes e famosas cidades do Japão em uma fantasia da construção, mas peca na qualidade da proteção daqueles que a vistiam.

4 - a) "O pôr do sol em São Paulo é reputado como um dos mais espetaculares, por causa da poluição". "Em São Paulo, publicidade é literatura, expliquei ao homem com o lábio leporino".

b) "E, no entanto, é disso que as ruas de São Paulo tentam convencer quem passa por elas: que está em outro lugar, num esforço inútil de aliviar a tensão e o incômodo de estar aqui, o mal-estar de viver no presente e de ser o que é".

5 - Letra A, a) Alguns gêneros, como o relato de viagem, as cartas pessoais, a poesia lírica, os depoimentos e os testemunhos, os relatos de memória, os textos memorialistas, entre muitos outros, têm como características a objetividade e a projeção neutra do enunciador.

Explicação:

Perguntas similares