• Matéria: Matemática
  • Autor: lucas27484
  • Perguntado 3 anos atrás

INVERSA DE MATRIZ 2X2


Seja A = \left[\begin{array}{ccc}a&b\\c&d\\\end{array}\right] e denote por \Delta = ad-bc. Se \Delta \neq 0, prove que A é invertivel e vale A^{-1} = \Delta^{-1} \left[\begin{array}{ccc}d&-b\\-c&a\\\end{array}\right].

Calcule a inversa da matriz A = \left[\begin{array}{ccc}2&-5\\-1&3\\\end{array}\right] e resolve o sistema Ax =b, onde b = \left[\begin{array}{ccc}2\\-3\end{array}\right].

Respostas

respondido por: SubGui
2

Olá, boa tarde.

Para resolvermos esta questão, devemos lembrar de algumas propriedades estudadas sobre matrizes.

Primeiro, seja a matriz A=\begin{bmatrix}a&b\\c&d\\\end{bmatrix}. Supondo que A admite inversa, sabemos que A\cdot A^{-1}=I_2, onde I_2=\begin{bmatrix}1&0\\0&1\\\end{bmatrix} é a matriz identidade de ordem 2.

Então, calculando o determinante de ambos os lados da igualdade, temos:

\det(A\cdot A^{-1})=\det(I_2)

Pelo Teorema de Binet, temos que \det(A\cdot B)=\det(A)\cdot \det(B), então fazemos:

\det(A)\cdot \det(A^{-1})=1

Divida ambos os lados da igualdade por um fator \det(A),~\det(A)\neq0

\det(A^{-1})=\dfrac{1}{\det(A)}

Então, para que a matriz A admita inversa, é necessário que seu determinante seja não nulo.

Para encontrarmos a matriz inversa, utilizaremos o método da matriz adjunta: A^{-1}=\dfrac{1}{\det(A)}\cdot \text{adj}(A), onde \text{adj}(A)=(C(A))^T=\begin{bmatrix}\widetilde{a_{11}}&\widetilde{a_{12}}\\\widetilde{a_{21}}&\widetilde{a_{22}}\\\end{bmatrix}^T=\begin{bmatrix}\widetilde{a_{11}}&\widetilde{a_{21}}\\\widetilde{a_{12}}&\widetilde{a_{22}}\\\end{bmatrix} é a matriz adjunta e C(A) é a matriz dos cofatores de A.

Os cofatores de uma matriz podem ser calculados pela fórmula \widetilde{a_{ij}}=(-1)^{i+j}\cdot \det(M_{ij}), onde M_{ij} é a menor principal associada ao elemento a_{ij}, encontrada ao deletar a linha i e coluna j da matriz original.

Então, utilizando os elementos de A, calculamos os cofatores:

\widetilde{a_{11}}=(-1)^{1+1}\cdot \begin{vmatrix}d\\\end{vmatrix}=d\\\\\\ \widetilde{a_{12}}=(-1)^{1+2}\cdot \begin{vmatrix}c\\\end{vmatrix}=-c\\\\\\ \widetilde{a_{21}}=(-1)^{2+1}\cdot \begin{vmatrix}b\\\end{vmatrix}=-b\\\\\\ \widetilde{a_{22}}=(-1)^{2+2}\cdot \begin{vmatrix}a\\\end{vmatrix}=a

Substituindo os cofatores na matriz adjunta, teremos:

\text{adj}(A)=\begin{bmatrix}d&-b\\-c&a\\\end{bmatrix}

Dessa forma, demonstra-se que vale a igualdade A^{-1}=\dfrac{1}{\det(A)}\cdot\begin{bmatrix}d&-b\\-c&a\\\end{bmatrix}.

Agora, devemos calcular a inversa da matriz A=\begin{bmatrix}2&-5\\-1&3\\\end{bmatrix} e resolver o sistema de equações.

Calculamos o determinante de A

\det(A)=\begin{vmatrix}2&-5\\-1&3\\\end{vmatrix}=2\cdot3-(-5)\cdot(-1)=6-5=1

Utilizando o resultado encontrado anteriormente, calculamos a matriz inversa de A

A^{-1}=\dfrac{1}{1}\cdot \begin{bmatrix}3&-(-5)\\-(-1)&2\\\end{bmatrix}\\\\\\ A^{-1}=\begin{bmatrix}3&5\\1&2\\\end{bmatrix}~~\checkmark

Por fim, resolvemos o sistema de equações AX=B, tal que B=\begin{bmatrix}2\\-3\\\end{bmatrix}.

Antes, lembre-se que um sistema de equações tem solução única se o determinante da matriz A é não nulo. Como visto anteriormente, a matriz A tem determinante 1 e portanto, satisfaz esta propriedade.

Por sua vez, a solução do sistema é a matriz X=\begin{bmatrix}x\\y\\\end{bmatrix}, que pode ser encontrada ao multiplicarmos ambos os lados da igualdade pela matriz inversa de A pela esquerda:

A^{-1}\cdot AX=A^{-1}\cdot B\\\\\\ X=\begin{bmatrix}3&5\\1&2\\\end{bmatrix}\cdot \begin{bmatrix}2\\-3\\\end{bmatrix}

O produto de matrizes ocorre quando o número de colunas da matriz à esquerda é igual ao número de linhas da matriz à direita, isto é, as ordens das matrizes devem ser m\times n e n\times p, respectivamente. O resultado desta multiplicação é uma matriz de ordem m\times p.

Então, lembrando que a multiplicação de matrizes é calculada pela soma dos produtos dos elementos respectivos de cada linha da matriz à esquerda e cada coluna da matriz à direita. Assim, teremos:

X=\begin{bmatrix}3\cdot2+5\cdot(-3)\\1\cdot2+2\cdot(-3)\\\end{bmatrix}\\\\\\ X=\begin{bmatrix}6-15\\2-6\\\end{bmatrix}\\\\\\ X=\begin{bmatrix}-9\\-4\\\end{bmatrix}~~\checkmark

Perguntas similares