Imagine a seguinte situação: Você é um médico(a) que recebeu no seu consultório, um idoso com os pulmões muito fragilizados, ou seja, ele precisa evitar ao máximo se infectar com vírus causadores de doenças respiratórias, como a gripe.
Qual seria o tratamento mais adequado para esse paciente, tomar vacina ou soro? Justifique sua resposta.
Respostas
Resposta : A vacina seria mais eficaz.
Explicação:
O soro e a vacina são dois agentes que atuam como imunizadores, porém, são usados em situações diferentes. Apesar de terem um objetivo comum de proteger nosso corpo contra substâncias ofensivas.
As vacinas são usadas como uma forma de proteção, que estimula nosso organismo a produzir anticorpos contra determinada doença.
Assim, quando nosso corpo for invadido novamente pelo mesmo antígeno, o organismo já terá formas de eliminá-lo rapidamente, antes de surgirem os sintomas da doença.
Enquanto o soro, por sua vez, não possui função preventiva, sendo usado apenas como forma de cura. Também é importante destacar que o uso frequente de soros pode causar problemas de saúde, uma vez que o corpo pode identificar os anticorpos do soro como antígenos e desencadear a produção de anticorpos contra ele.