‼️ REVOLUÇÃO FRANCESA ‼️
faça uma pesquisa em site educacionais como o da UOL, Escreva as consequências da Revolução Francesa. depois de descrevê-las escolha uma delas e justifique a sua escolha.
:)
Respostas
Resposta:
A revolução levou à queda do Absolutismo francês e teve relevantes consequência para o ocidente no geral.
Durante esse período, intensas transformações ocorreram nas esferas social, econômica e principalmente política. A revolução foi responsável por reconfigurar totalmente as estruturas de poder, dando destaque à conquista da classe burguesa, que já se desenvolvia naquele continente desde o final da Idade Média.
A sociedade e a economia da França, começando pelo fim dos privilégios da aristocracia e libertação dos laços que prendiam os camponeses ao clero e a nobreza.
Esse período também abriu as portas para a fase do capitalismo e mostrou que um rei pode ser condenado. Da mesma maneira, os poderes do Estado foram separados, dando origem a uma Constituição.
1- A Revolução Francesa estendeu-se por dez anos e, nesse período, uma série de transformações aconteceu naquele país. As transformações trazidas pela Revolução Francesa, porém, não se mantiveram apenas na França e espalharam-se pelo mundo. Elas foram:
- Fim dos privilégios da aristocracia (nobreza e clero) na França;
- Fim dos resquícios do feudalismo e início da consolidação do capitalismo;
- Queda do absolutismo em toda a Europa;
- Inspirou os movimentos de independência na América, sobretudo das nações colonizadas pela Espanha;
- Popularizou a república como forma de governo;
- Popularizou a ideia de separação dos poderes;
- Garantiu a aplicação dos ideais liberais de liberdade individual do lema “todos os homens são iguais perante a lei”;
- Consolidou o nacionalismo enquanto ideologia de reconhecimento do dever patriótico.
2- O fim dos privilégios da aristocracia (nobreza e clero) na França se deu graças à queda da Bastilha que representou a manifestação da insatisfação do povo ao regime francês, que era baseada no princípio da monarquia absolutista. Nele, o poder do estado se concentrava todo no rei Luís XVI.
O motivo da revolta foi pelo fato que o povo queria uma reforma, que não foi bem aceita pela aristocracia francesa. Afinal, ela reduziria os luxos do clero e da nobreza, que eram sustentados pelos trabalhadores e burgueses. A queda da bastilha contribuiu para espalhar o sentimento revolucionário, que até então era concentrado em Paris, por toda a França. Assim, ela inaugurou a Revolução Francesa.
Logo após deu início ao processo de conquista do poder pela burguesia, que estava em desenvolvimento por toda a Europa, e o fim do regime absolutista na França.
Com o fim os burgueses também se beneficiaram com a ampliação dos seus comércios e o fim dos impedimentos aos seus negócios. Esse período também abriu as portas para a fase do capitalismo e mostrou que um rei pode ser condenado. Da mesma maneira, os poderes do Estado foram separados, dando origem a uma Constituição.