• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: vivianeoliveira711
  • Perguntado 3 anos atrás

A espessura do cabelo é o diâmetro do cabelo individual, podendo ser classificada em fina, média ou grossa e pode variar de fio para fio na cabeça do mesmo indivíduo. A espessura do cabelo é uma das propriedades controlada, geneticamente, assim, varia de acordo com a origem racial do indivíduo. Em geral, o cabelo fino é frágil e mais suscetível aos danos causados no salão, por este motivo, processa os efeitos dos produtos químicos, rapidamente. Já os cabelos grossos são mais fortes e resistentes aos procedimentos em geral. Os cabelos médios são a espessura mais comum e é o padrão de comparação para os demais cabelos, estes não apresentam problemas ou precauções especiais.

​Como todas as células vivas, os pelos também envelhecem, e este envelhecimento é gradual e potencializado por fatores extrínsecos, tais como exposição excessiva ao sol, alimentação inadequada, uso de álcool, tabaco e poluição do ar, e também fatores intrínsecos ou hereditários, como o envelhecimento cronológico.
​MORENO, Franciele Neves. Estética Capilar e Tricologia. Maringá-PR.: Unicesumar, 2021.



Sobre o envelhecimento dos cabelos é correto o que se afirmar em:

Alternativas
Alternativa 1:
A rarefação ocorre apenas em mulheres faixa etária acima de 40 anos, podendo ou não ser causado por estresse emocional, pós-parto, deficiência protéica, deficiência de ferro, regimes, estresse, doenças sistêmicas e alguns medicamentos.

Alternativa 2:
Estudos demonstram que a rarefação ocorre, normalmente, em ambos os sexos, a partir dos 35 anos de idade, e que fica imperseptível algumas tricoses (doenças capilares) que intensificam a queda capilar.

Alternativa 3:
Quando se inicia o envelhecimento dos fios, observa-se apenas o aumento da queda dos fios. Esse envelhecimento não é comsiderado gradual e potencializado por fatores extrínsecos.

Alternativa 4:
Quando se inicia o envelhecimento dos fios, observa-se a perda da densidade capilar, da sua espessura e da sua cor natural, resultando nos cabelos brancos. Além disso, também há a diminuição e o encurtamento dos fios na cabeça, este ocorre na fase de crescimento dos fios, e, com o passar dos tempos, os folículos terminais secundários transformam-se e voltam a produzir os pelos do tipo vellus.

Alternativa 5:
A ausência de cor no fios, ocorre apenas quando existem danos oxidativos nos melanócitos. Ela ocorre por causa da diminuição da produção da melanina, produzida pelos melanócitos do bulbo capilar.

Respostas

respondido por: jaquefgoulart
1

Resposta:

alternativa 4: Quando se inicia o envelhecimento dos fios, observa-se a perda da densidade capilar, da sua espessura e da sua cor natural, resultando nos cabelos brancos. Além disso, também há a diminuição e o encurtamento dos fios na cabeça, este ocorre na fase de crescimento dos fios, e, com o passar dos tempos, os folículos terminais secundários transformam-se e voltam a produzir os pelos do tipo vellus.

Explicação:

Perguntas similares