• Matéria: Português
  • Autor: HikaryRodrigues
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia o texto a seguir para responder as questões abaixo, trata-se de um trecho do livro De repente nas profundezas do bosque, do escritor israelense Amós Oz. (1,2)

 

            “[...] Já fazia muitos anos que todos os animais dessa aldeia e das redondezas haviam desaparecidos, vacas, cavalos e carneiros, gansos, gatos e canários, cachorros, aranhas domésticas e lebres. Nem mesmo um pintassilgo vivia lá. Nenhum peixe restava no rio. As cegonhas e os grous rodeavam os vales em suas jornadas errantes. Até mesmo os insetos e os vermes, até as abelhas, moscas, formigas, minhocas, mosquitos e traças não eram vistos há muitos anos. [...]”.

 

a) As palavras vacas, cavalos, gatos, cachorros, peixe, abelhas, formigas, minhocas, entre outras pertencem ao mesmo campo semântico, ou seja, ao universo relacionado ao reino animal. Já a palavra animal tem um sentido mais amplo, que engloba todas as outras. As palavras destacadas, em relação à palavra “animal”, são designadas como:

 

a) hiperônimos.          b) hipônimos.            c) cognatos.       

d) polissêmicos.         e) parônimos.

Respostas

respondido por: biancateixeira1653
1

Resposta:

Olá

São hipônimos

Explicação:

Hipônimos e hiperônios pertecem ao mesmo campo semântico, a diferença é que quando falamos de hipônimos falamos de algo mais específico e já quando falamos de hiperônios falamos de algo mais abrangente

EXEMPLO: Flor é hiperônios porque existe diversos tipos de flores, agora quando vc fala rosa, tulipa ou orquídea você esta falando de hipônimos que é quando você expecíficando

Perguntas similares