• Matéria: Matemática
  • Autor: karianeAlaide
  • Perguntado 9 anos atrás

como calcular a declividade da reta que passa pelo ponto P1(1 20)P2(7 8)


karianeAlaide: cadê

Respostas

respondido por: adjemir
9
Vamos lá.

Veja, Kariane, que é simples a resolução.
Pede-se a declividade da reta que passa nos pontos: P₁(1; 20) e P₂(7; 8).

Antes de iniciar, veja que encontrar a declividade de uma reta é o mesmo que se calcular qual é o seu coeficiente angular (m). E uma reta que passe nos pontos A(x₁; y₁) e B(x₂; y₂) tem a seguinte declividade ou o  seguinte coeficiente angular (m), o que é a mesma coisa:

m = (y₂-y₁)/(x₂-x₁)

Dessa forma, tendo a relação acima como parâmetro, então a reta que passa nos pontos P₁(1; 20) e P₂(7; 8) terá o seguinte coeficiente angular ou a seguinte declividade:

m = (8-20)/(7-1)
m = (-12)/(6) ---- ou apenas:
m = -12/6
m = - 2 <--- Pronto. Esta é a resposta. A reta que passa nos pontos P₁ e P₂ tem declividade igual a "-2".

Deu pra entender bem?

OK?
Adjemir.

adjemir: Disponha sempre e tenha bons estudos.
karianeAlaide: obrigado
danielfalves: Meu amigo, a declividade é 2 e não - 2
adjemir: Discordo de você meu amigo Daniel. Procure rever a sua respossta e você vai notar que tenho razão. A declividade é igual a "-2". Veja os meus comentários abaixo da sua resposta. OK? Adjemir.
adjemir: Kariane, nos comentários da outra resposta, você colocou: Adjemir, você pode me enviar os cálculos? Eu não entendi, pois se são os cálculos da minha resposta, eles estão feitos (e bem feitos) na minha própria resposta. E se são os cálculos da resposta do Daniel, eu provei, nos comentários da sua própria resposta, que se ele utilizou: m = (yp1-yp2)/xp1-xp2), então deveria ter feito assim: m = (20-8)/(1-7) ----> m = (12)/(-6) ----> m = 12/-6 -----> m = - 2 <--- Veja: a resposta terá que ser:
adjemir: Continuando...... terá que ser igual a "-2" e não "2", como colocou o meu amigo Daniel. OK? Adjemir.
danielfalves: Desculpa, é isso mesmo, eu troquei o x2 por x1.
danielfalves: -2
adjemir: Não tem de quê, meu amigo Daniel. Isso ocorre com as melhores famílias.... rsrsrsrs..... Um abraço. Adjemir.
danielfalves: : )
respondido por: danielfalves
3
m = (yP1 - yP2) / (xP1 - xP2)

yP1 = 20
yP2 = 8

xP1 = 1
xP2 = 7

m = (8 - 20) / (7 - 1)

m = (-12) / (6)

m = -2

tgα = m

tgα = -2

arctgα = -2

α ≈ -63,43°

adjemir: Daniel, a resposta correta deverá ser "-2". Você raciocinou corretamente, mas, na hora de substituir cada coordenada , você enganou-se, pois se você adotou encontrar "m" pela expressão: m = (yp1-yp2)/(xp1-xp2), então deveria ter feito assim: m = (20-8)/(1-7) = 12/-6 = - 2 <--- Veja que esta é que deverá ser a resposta. OK? Adjemir.)/(
karianeAlaide: adjmir vc pode me enviar os cálculo
adjemir: Daniel, a propósito, eu vou utilizar o coeficiente angular que encontrei (m = - 2) e vou encontrar a equação reduzida da reta que passa nos pontos P1 e P2, utilizando a seguinte fórmula: y-y1 = m*(x-x1) ------ utilizando o ponto P1(1; 20), teremos: y - 20 = -2*(x-1) ---> y-20 = -2x+2 ---> y = -2x+2+20 ---> y = - 2x+22 <--- Veja: esta será a equação reduzida da reta que passa nos pontos P1 (1; 20) e P2(7; 8). Agora
adjemir: Continuando.... Agora note que: se você utilizar o ponto P1(1; 20) ou P2(7; 8), na equação da reta y = - 2x+22, você vai verificar que: se substituir o "x" por "1" encontrará y = 20 (que é o ponto P1(1; 20)) e se substituir o "x" por "7", vai encontrar y = 8 (que é o ponto P2(7; 8)). Isto já é uma demonstração super cabível de que o coeficiente angular é igual a "-2" e não "2" como você colocou. OK? Adjemir.
karianeAlaide: vc pode responder a q eu acabei de colocar
adjemir: Kariane, o que você acabou de colocar eu já respondi nos comentários da minha própria resposta, ok? Adjemir.
karianeAlaide: Sr.Adjemir eu coloquei outra questão
adjemir: Ah, como eu não havia entendido, então eu vou no seu perfil e verei qual é essa outra questão, que deverá ser mais "nova" do que a questão que eu e o Daniel respodemos. OK? Adjemir.
karianeAlaide: ok
Perguntas similares