Em que momento histórico foi elaborada a primeira declaração contemporânea de direitos humanos?
Respostas
Resposta:
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento marco na história mundial que estabeleceu, pela primeira vez, normas comuns de proteção aos direitos da pessoa humana, a serem seguidas por todos os povos e todas as nações. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais, a DUDH foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Paris, no dia 10 de dezembro de 1948, por meio da Resolução 217 A (III) da Assembleia.
Desde a sua criação, o documento foi traduzido em mais de 500 idiomas e inspirou as constituições de muitos Estados democráticos, como o próprio Brasil, que junto a outros países membros da ONU assinou e ratificou a DUDH na data de sua proclamação, em 1948.
Explicação:
Resposta:
Durante a Revolução Francesa.
Explicação:
O absolutismo valorizava o indivíduo em suas particularidades para depois pensar na sociedade, privilegiava o privado ao público, centralizava a economia, beneficiava a burguesia, mas mantinha o domínio do Estado Absolutista nas mãos da nobreza feudal. Esse regime econômico-político da época acabou transformando-se em uma maneira de exploração, o que ocasionou constantes revoltas dos burgueses contra os feudos, desencadeando a Revolução Francesa de 1789. Esse período histórico ficou marcado pela conquista da liberdade “consubstanciada nos direitos e garantias individuais" e culminou na elaboração da primeira declaração contemporânea de direitos humanos — a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, a qual definiu que todos os indivíduos “nascem e são livres e iguais em direitos”.