Respostas
Resposta:
Contudo, apesar da enorme capilaridade que as contribuições dos povos africanos têm para a cultura brasileira, é importante ressaltar que ela não se apresenta da mesma forma em todo o território. Isso se deve ao fato de que o processo de exploração da mão de obra escrava não se deu de maneira igualitária em todo o país.
Bahia, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os estados que mais receberam pessoas trazidas da África. Isso aconteceu durante o processo de exploração da mão de obra escrava nos diferentes ciclos econômicos do Brasil, como o ciclo da cana de açúcar, ciclo do café, ciclo do algodão e outros. Desse modo, é esperado que nesses locais as principais características da cultura afro-brasileira sejam mais fortes.
Dito isso, é importante destacar que esses elementos podem ser encontrados nas diversas expressões da cultura. Sendo assim, para apontar as principais características da cultura afro-brasileira, é preciso analisar a música, a dança, as crenças, as festas populares, a culinária e as religiões existentes no país. As contribuições dos povos africanos fizeram com que essas formas de expressões da cultura fossem carregadas de heterogeneidade e riqueza.
Explicação: