• Matéria: Português
  • Autor: YagoSanchesSoares
  • Perguntado 3 anos atrás

. Leia este trecho de uma hipotética notícia de jornal: [...] Depois de tomar, sem saber, a bebida contendo o sonífero, Oswaldo Silveira ficou atordoado. O vendedor ambulante Luciano Ribeiro e a cabeleireira Denise Cunha, ambos frequentadores do lugar, levou-o para fora da boate. Nesse momento, algumas pessoas (...). Agora considere esta informação gramatical: Concordância do verbo com o sujeito composto O verbo concordará no plural se estiver depois do su- jeito; se estiver antes do sujeito, poderá concordar no plural, ou concordar somente com o primeiro núcleo. regra. a) Um verbo da notícia não está adequado à regra referida. Identifique-o e justifique essa afirmação. b) Reescreva o trecho, adequando o verbo à c) Se quiséssemos manter esse verbo tal como ele se apresenta no texto, que mudança seria necessária para tornar o trecho adequado à regra?​ ​

Respostas

respondido por: jalves26
23

a) Um verbo da notícia que não está adequado à regra de concordância verbal é "levou".

Justificativa: Esse verbo deveria estar no plural para concordar com o sujeito composto "O vendedor ambulante Luciano Ribeiro e a cabeleireira Denise Cunha".

b) Reescrita do trecho:

"O vendedor ambulante Luciano Ribeiro e a cabeleireira Denise Cunha [...] levaram-no para fora da boate."

c) Para manter o verbo "levou", seria necessário antepor esse verbo ao sujeito composto, porque é permitido, nesse caso, a concordância com o referente mais próximo. Assim:

"Levou-o para fora da boate o vendedor ambulante Luciano Ribeiro e a cabeleireira Denise Cunha"

> O verbo estaria concordando apenas com o núcleo "vendedor", que é o referente mais próximo.

Leia mais sobre concordância verbal em:

https://brainly.com.br/tarefa/1110691

Anexos:
Perguntas similares