Respostas
Resposta:
Consequências. O El Niño resulta em altos índices pluviométricos em algumas regiões, como na costa oeste da América do Sul, e em graves períodos de seca e estiagem em outras, como na Austrália. No período de incidência, o fenômeno também provoca verões com temperaturas acima da média na Europa e nos Estados Unidos.
Explicação:
Resposta:
El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial em decorrência do enfraquecimento dos ventos alísios. Esse evento, que costuma ocorrer em intervalos de dois a sete anos, provoca diversas alterações climáticas globais e inúmeros prejuízos socioeconômicos e ambientais às regiões afetadas.
O fenômeno climático foi descoberto apenas no século XX. No entanto, ele já era percebido por algumas populações desde a época colonial. Em países como Chile e Peru, o El Niño provoca chuvas na época do Natal. Por isso, esse evento passou a ser chamado de “El Niño”, como referência ao menino Jesus, que nasceu nessa época