• Matéria: Filosofia
  • Autor: vythorbarrosx2
  • Perguntado 4 anos atrás

O pensamento filosófico teve seu início no que chamamos de Era Clássica da Filosofia. Com relação a esse período, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Nesta era, o modelo de ciência proposto por Aristóteles consistia na análise da realidade através de suas partes e princípios.
( ) O modelo aristotélico propõe uma ciência que produz um conhecimento que pretende ser um fiel espelho do senso comum.
( ) Com Aristóteles, inicia o esforço sistemático para examinar o pensamento, no sentido de ser capaz de construir provas racionais.
( ) O modelo aristotélico está sustentado no observável e caráter não universal.


alberiocorreiadasilv: A
V - V - V - F.
B
F - F - V - F.
C
F - F - F - V.
D
V - F - V - F.----------------------- CORRETA
danilof96: V-F-V-F (RESPOSTA DO GABARITO AVA)

Respostas

respondido por: moverestudioeventos
97

Resposta:

V,F,V,F

Explicação:

Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível. Aristóteles diz que existem seis formas ou grau de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição. Para Aristóteles, as ciências são a busca das causas e princípios primeiros da realidade com um fim em si mesma. Isso significa que o homem busca esse tipo de saber para aperfeiçoar seu raciocínio e sua alma, não para algum fim ou com utilidade (em vista de).

respondido por: larissamagrani
98

Aristóteles, ao pensar sobre as causas dos objetos de forma metodológica, cunha as quatro causas principais como ponto de partida para uma investigação científica (V, F, V, F).

A causa eficiente diz respeito à pessoa ou ao ser que gerou e criou tal objeto. Por isso, faz-se tal pergunta: "quem gerou? ". Assim, em uma escultura, a causa eficiente deste objeto é o escultor.

A causa final refere-se à razão pela qual tal objeto foi gerado e criado, isto é, qual o motivo principal para ele existir. Se pergunta é: "por que foi gerado?".

A causa formal, por sua vez, investiga o que compõe o objeto e diz respeito à essência do objeto. É uma causa metafísica e busca os princípios que regem a coisa. Pergunta-se, portanto, "o que ele é?".

Já a causa material refere-se à matéria, aos elementos que compõem o objeto na sua materialidade. Assim, uma estátua é formada por mármore, gesso, pedra. Estes são seus elementos físicos. Logo, indaga-se do que o objeto é feito.

Link: brainly.com.br/tarefa/42462092

Anexos:

wwwgabrielmiranda: Oi Boa tarde, Eu tenho atividade de filosofia você pode me ajudar?
Perguntas similares