• Matéria: Filosofia
  • Autor: jferreira1883
  • Perguntado 9 anos atrás

No século XIX, o filósofo Hegel, ao examinar a natureza humana e sua dimensão ético-moral, analisa o conteúdo universal da moral e a questão do dever atento à realidade histórica. Tendo criticado as posições de Kant e Rousseau, elaborou um entendimento distinto. Na visão hegeliana vida ética é: Escolha uma:

Respostas

respondido por: ferretti
585

Boa tarde, Ferreira!

Para Hegel a ética está entre a vontade subjetiva individual, ou seja, aquilo que o indivíduo deseja, e a vontade objetiva cultural, em outras palavras, o que a sociedade propõe.

Um abraço!

biancatoloi: Nietzsche empreendeu uma Genealogia da moral e trouxe à tona a discussão sobre os valores da tradição judaico-cristã. Para Nietzsche:
giovanarodrigues1: Nietzsche empreendeu uma Genealogia da moral e trouxe à tona a discussão sobre os valores da tradição judaico-cristã. Para Nietzsche
respondido por: marigiorgiani
41

Ética é um assunto que desde a antiguidade tem um espaço de destaque nas discussões filosóficas e sociológicas. Hegel, no século XVIII, desenvolveu uma crítica ao pensamento Kantiano sobre a ética.

Enquanto Kant dizia que a atitude ética tem que ser boa e ética por si mesma, a ética de Hegel (Ética contextualista) preconiza que o critério para avaliar uma ação como eticamente correta está no contexto da situação que o individuo está agindo, ou seja, é preciso avaliar outros elementos que estão dentro da situação e não somente a intenção do sujeito, como defende Kant.

Além disso, na Ética de Hegel é importante verificar as consequências de tal ação para julgá-la, diferentemente da Ética de Kant que, estando somente no âmbito da intenção já se poderia julgar a ação do indivíduo.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18555060

Anexos:
Perguntas similares