• Matéria: História
  • Autor: Jenniechan
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia os textos a seguir. Ao descobrirem o Brasil, os europeus encontraram no país um povo de baixa civilização: os índios. Entregues à lei da natureza, viviam completamente nus ou simplesmente enfeitados por penas de pássaros e fibras vegetais. […] Como crianças grandes, simples e ingênuas, não pensavam no futuro. A terra, rica e fértil, lhes provia de tudo […]. A sua religião consistia em superstições grosseiras. Há 500 anos, quando navegantes europeus chegaram às costas do território que mais tarde receberia o nome de Brasil, encontraram‑se diante de populações indígenas que ali viviam havia pelo menos 500 séculos. Milênios de adaptação tinham permitido que o acúmulo de conhecimentos e de técnicas de sobrevivência constituísse a base cultural dessas sociedades indígenas.
a) Compare os dois textos. Como eles descrevem as populações que habitavam o território que viria a se chamar Brasil?
b) Qual dos dois textos é eurocêntrico? Justifique sua resposta.
c) O primeiro texto inicia afirmando que os europeus “descobriram o Brasil”. Comente essa afirmativa.
me ajudem pfvr​

Respostas

respondido por: pedroaugustopaulista
24

Resposta: a) O primeiro texto descreve os indígenas como como pessoas de capacidade limitada – totalmente dependentes da natureza, “crianças grandes”, de religião grosseira. Desvaloriza seus saberes e modo de vida. O segundo texto descreve os grupos indígenas como possuidores de uma cultura adaptada ao seu meio, acumulada durante séculos. Reconhece esses saberes como válidos para sua sobrevivência.

b) O primeiro texto é eurocêntrico. Descreve as diferenças encontradas nos grupos indígenas em relação aos europeus de forma as inferiorizar. Descreve sua religiosidade – não cristã – como grosseira e desvaloriza as técnicas desses grupos. Assume o saber europeu como padrão a ser seguido.

c) O termo “descobrimento” vem sendo muito discutido. Se usado na acepção de encontrar algo nunca antes encontrado – o termo é totalmente inadequado: as terras brasileiras já eram habitadas há muitos séculos. Se o termo for entendido como tomada de conhecimento de algo antes não sabido pode ser compreendido: os portugueses descobriram terras que eles – os portugueses – não conheciam até então.

Explicação: Pode confiar, Mas, porque confiar num estranho? 1 - Estava no gabarito, 2 - foi verificada por especialistas 3 - minha pro falou que estava correta. Acho que ainda desconfiar é tolice


ambairaktaris: mais calma eu n consegui é qual a respota qual das tipo a b e c?
ambairaktaris: n deixa eu acabei de ver
ambairaktaris: obg
pedroaugustopaulista: dnd
gustavotedesco2021: qual resposta a b ou C me ajudem por favor
gustavotedesco2021: tenho e minutos
gustavotedesco2021: para acabar a prova
gustavotedesco2021: alguém por favor
gustavotedesco2021: alguém ajudaaaaaaaaaaa vai acabar o tempo da prova
lavifmendes2017: Obrigada!!! Ajudou muito!!!
respondido por: heloisagoncalves745
6

a) Enquanto o texto 1 inferioriza os indígenas frente à figura dos europeus, classificando sua civilização como "baixa", desprovida de modos e ingênua como uma criança, o texto 2 ressalta que os indígenas brasileiros possuíam técnicas construídas a partir de milênios de adaptação.

b) O texto 1 é eurocêntrico, pois não relata fatos objetivos, mas sim, evidencia o olhar superior dos europeus sobre os indígenas, algo que obviamente criava uma percepção de superioridade.

c) O termo descobrimento é polêmico, pois, não existia território a ser descoberto, desde que em tal território já habitava uma população ativa e organizada. Alguns historiadores propõem a mudança do termo para início da colonização.

Eurocentrismo e colonização

Os textos apresentam observações distintas acerca de uma mesma civilização, expondo que a inferiorização de um grupo depende apenas de quem o analisa, ou seja, essa não é uma característica natural de nenhuma sociedade.

Mais sobre a vida indígena à época do início da colonização do Brasil: brainly.com.br/tarefa/47212943

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares