Respostas
Olá. Tudo bem?
Vamos por parte.
Ciclo da água ou ciclo hidrológico e o fenômeno que descreve o processo de passagens de estados da água no planeta, em resumo, refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas.
Conforme a imagem, o clico da água, passa por um processo contínuo, começando nos oceanos, lagos e rios; nessa fase ocorre a evaporação, ou seja, a passagem do estado líquido para o gasoso.
Logo após isso, observa-se que esse vapor proveniente das superfícies liquidas e também da transpiração das plantas, sobe para a atmosfera, formando as nuvens.
Após ficarem carregadas, as nuvens liberam a chuva, ocorrendo precipitação, entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.
Parte dessa água volta para os mares, rios, lagos, etc.; outra parte se infiltra para os lençóis freáticos, chamadas comumente águas subterrâneas.
E assim o ciclo de repete, novamente, provando ser de fato um ciclo contínuo.
Espero ter ajudado bons estudos!!