Elabore um texto dissertativo abordando fatos circunstâncias e médida não científica de enfrentamento peste negra
Respostas
Resposta:
Explicação:
A peste negra foi uma doença que acometeu a Europa no início do século XIV deflagrada a partir do ano de 1348. A doença teve contato com os europeus por meio de um conflito que aconteceu em Caffa, colônia genovesa localizada na Crimeia. A difusão dessa doença levou morte por toda o continente europeu, uma vez que ninguém sabia o que a causava. A partir do século XIV, ela se espalhou por terra e por mar pelo Oriente, causando a morte de cerca de 24 milhões de pessoas nesses locais.
Os europeus identificaram que a doença era altamente contagiosa. Uma pessoa infectada podia facilmente transmitir por via respiratória ou por suas roupas, por exemplo, a doença para outros. A peste negra atuava de maneira fulminante, e a pessoa que a contraía falecia em questão de dias. Locais inteiros foram devastados, e o caos disseminou-se. Algumas regiões da Europa começaram a perseguir os doentes, isolando os que adoeciam para deixá-los morrer. Sabe-se que em alguns casos, os doentes eram executados.
Com o passar do tempo, os médicos descobriram que os principais agentes transmissores da doença eram os ratos e as pulgas, que se proliferavam com facilidade tanto nas cidades quanto nos vilarejos menores em razão das condições precárias de higiene. Posteriormente, na fase mais crítica da pandemia, a contaminação ocorria por via aérea e por esse motivo, o contato com os doentes e com os corpos dos mortos não deveria acontecer.
A partir desta descoberta, os doentes começaram a ser isolados e o contato com eles era limitado àqueles que se apresentavam para realizarem o tratamento médico. No século XVII, os médicos vestiam uma máscara feita de couro e com um bico que se assemelhava ao de uma ave. Dentro dele havia ervas aromáticas a fim de prevenir o contágio, pois durante muito tempo se acreditou que a doença era transmitida pelo ar. Essas ervas também ajudavam a suportar o fedor da putrefação dos cadáveres.
Em 1630, durante mais um surto de peste em Veneza, o senado de Veneza decretou a construção de uma nova igreja, a Chiesa della Madonna della Salute, templo dedicado a Virgem Maria, protetora da república, pois acreditavam que mais uma vez a religião os salvariam.
Outra medida para tentar parar a disseminação da doença era acender fogueiras e queimar ervas a fim de que a fumaça levasse a doença embora. Também eram empregadas beberagens feitas à base de valeriana e verbena com o objetivo de tratar os doentes.
A epidemia da peste negra chegou ao fim devido às medidas de higiene empregadas como o confinamento, a construção de hospitais fora dos muros da cidade e a incineração dos mortos. Com isso, os contágios diminuíram.
A verdade, porém, é que a peste negra não foi extinta, pois em todo mundo foram registrados surtos desta doença até o começo do séc. XX.
Resposta:
Peste Negra
Explicação:
Para os religiosos a peste era vista tanto como um castigo divino quanto como bruxaria, assim, os mesmos acabavam se auto punindo, cometendo auto flagelos, acreditando que por serem pecadores deveriam passar por isso sem reclamar, por serem merecedores, dignos da punição divina, também, muitas orações era o que se recomendava aos doentes. As funções dos padres era realizar visitas e velórios. Consequentemente, teve um tempo em que já se não faziam mais velórios, padres morriam, coveiros morriam, corpos eram incendiados na crença de que a doença era 100% eliminada no cadáver daquele indivíduo, ou seja, não há lugar ( espaço ) para sepultar os mortos, nem cidadãos para executarem as devidas tarefas em um velório - sepultamento. Além do mais, para a sociedade, a culpa era dos judeus por serem na época, supostamente menos afetados. Assim, surgiram diversos pensamentos que buscavam uma explicação do motivo pelo qual a peste estava sobre o povo, muitas perseguições , doentes eram mortos e muitas vezes abandonados.