• Matéria: História
  • Autor: redx1789
  • Perguntado 4 anos atrás

resumo que contenha as principais características e consequências do retorno da Corte portuguesa.

Respostas

respondido por: guilhermemiethe69
1

Resposta:

BRASIL

VINDA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL

HISTÓRIA DO BRASIL



A vinda da família real para o Brasil deu-se na passagem de 1807 para 1808 e foi resultado da guerra travada entre França e Reino Unido durante o período napoleônico. A transferência da corte ocorreu pela recusa de Portugal em obedecer as ordens da França e aderir ao Bloqueio Continental, instituído com o objetivo de prejudicar os ingleses, em 1806.

Com isso, o regente de Portugal, d. João, filho de d. Maria I, decidiu transferir toda a corte para o Brasil. Assim, o poder português instalou-se no Rio de Janeiro, resultando em transformações que tiveram influência fundamental no desencadeamento do processo de independência do Brasil, alguns anos depois.

Acesse também: Detalhes sobre a relação de d. João VI e sua esposa, Carlota Joaquina

Contexto da vinda da família real para o Brasil

A invasão de Portugal, por ordem de Napoleão Bonaparte, foi o motivo que levou a corte portuguesa a mudar-se para o Brasil.

A transferência da corte portuguesa para o Brasil tem relação direta com os acontecimentos da Revolução Francesa e do período napoleônico. Desde o início da revolução, a existência dos regimes absolutistas na Europa foi severamente ameaçada. Após 10 anos do levante, Napoleão Bonaparte surgiu como governante da França.

Explicação:

vlwwww

Anexos:
respondido por: leticiasantos1972
1
Consequências da Revolução do Porto
Volta da Corte portuguesa para o Brasil, elaboração e promulgação da primeira Constituição portuguesa, fim do Estado Absolutista em Portugal, articulação da elite brasileira em torno de Dom Pedro, que faria a Independência do Brasil.

Características:

Volta de D. João à Portugal ocorreu em 1821, como consequência direta da Revolução do Porto de 1820 e da convocação das Cortes, que idealizavam o retorno da família real e da Corte portuguesa, esta última entendida como o conjunto de órgãos públicos responsáveis pela administração do Estado.


Espero Ter Ajudado!!!❤️
Perguntas similares