Na parada cardíaca, ocorre a interrupção do fluxo sanguíneo para os tecidos e, portanto, a oferta de oxigênio não atende às demandas metabólicas das células. Como um meio de resistir à queda da oferta de oxigênio, as células utilizam a fermentação para manter a produção de energia em situação anaeróbica. Com a fermentação, há produção de grande quantidade de lactato que, alcança a circulação sanguínea, alterando o pH do sangue, apesar da ação do íon bicarbonato. Além disso, há aumento da pressão de gás carbônico no sangue (hipercapnia).
Respostas
Resposta:
B) Na parada cardíaca, ocorre a acidose metabólica devido à redução do nível plasmático de íon bicarbonato, consumido pelo excesso de lactato.
Explicação:
Corrigido no AVA
A parada cardíaca representa uma condição em que existe a redução da oferta de sangue para o corpo, uma vez que o músculo do coração passa a se tornar insuficiente, (Alternativa A).
Como consequência direta, o organismo entra em estado de acidose metabólica, pelo fato de que o CO2 passa a se acumular no sangue, uma vez que não é transportado para os pulmões, onde ocorreria a hematose.
O CO2 se acumula na corrente sanguínea, sendo transformado em ácido carbônico, ocorrendo a liberação de íons H+, gerando uma grande acidose metabólica e formação de lactato, comprometendo a vida do indivíduo, exigindo que seja levado imediatamente ao hospital.
Veja mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/47911313