Respostas
Resposta:
Os estróbilos, também conhecidos como cones, são estruturas geralmente confundidas com flores, porém não devem ser assim nomeadas. Encontrados principalmente em gimnospermas, os estróbilos são responsáveis pela formação dos gametas.
Explicação:
→ Como é um estróbilo?
Os estróbilos, encontrados em muitas licófitas e na maioria das gimnospermas, são estruturas formadas por grupos de esporofilos (folhas modificadas que possuem esporângios) ou escamas portadoras de óvulos. Os esporângios responsáveis pela produção de pólen são denominados microsporângios, e as folhas que os sustentam são chamadas de microsporófilos. Os esporângios que produzem óvulos, por sua vez, são chamados de megasporângios, e as folhas que os sustentam chamam-se megasporófilos.
→ Estróbilos de Pinus
Os estróbilos possuem características distintas, dependendo da espécie estudada. Em Pinus, os estróbilos masculinos, ou microsporangiados (produzem pólen), são pequenos, com cerca de 1 cm a 2 cm de comprimento, e apresentam microsporófilos membranáceos dispostos espiraladamente no cone.