Talvez a nordestina já tivesse chegado à conclusão de que a vida incomoda bastante, alma que não cabe bem no corpo, mesmo alma rala como a sua. Imaginavazinha, toda supersticiosa, que se por acaso viesse alguma vez a sentir um gosto bem bom de viver-se desencantaria de súbito de princesa que era e se transformaria em bicho rasteiro."
a) Descreva o recurso poético utilizado pela autora em 'imaginavazinha', forma que escapa à gramática da língua e justifique o uso de 'imaginavazinha', utilizando dados do contexto em que se acha e considerando também a posição do narrador em relação à personagem central, em "A Hora da Estre
Respostas
respondido por:
1
Na forma verbal "Imaginavazinha", é utilizado um sufixo nominal de diminutivo "-inha" para dar um sentido de afeição, carinho. Esse sufixo é usado normalmente em substantivos ou adjetivos, porém por se tratar de um texto literário, a autora usou um recurso poético para fazer essa mudança na linguagem.
Analisando o trecho do livro "A Hora da Estrela", é possível perceber que Clarice Lispector (autora do livro) acentua um aspecto de fragilidade na personagem, na frase "alma rala como a sua". Dessa forma, indica também uma postura de empatia da autora pela personagem, ao retratar a pequenez e delicadeza da personagem principal do livro.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás