2. A sociologia, como um campo delimitado do saber científico sobre os fenômenos que decorrem da vida social, surge no século XIX, na Europa, como um estudo sobre as causas das transformações de uma dupla Revolução, ocorrida na passagem do século XVIII para o século XIX. É INCORRETO afirmar que:
A) a Revolução francesa e a Revolução Industrial constituem dois lados do processo que resulta na consolidação do capitalismo.
B) no século XVIII, o marco mais importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia é o Iluminismo. O objetivo dos iluministas, ao estudar as instituições de sua época, era demonstrar que elas eram irracionais e injustas, que atentavam contra a natureza dos indivíduos e, nesse sentido, impediam a liberdade do homem. Concebiam o indivíduo como dotado de razão, possuindo uma perfeição inata e destinado à liberdade e à igualdade social. Ora, se as instituições existentes constituíam um obstáculo à liberdade do indivíduo e à sua plena realização, elas, segundo eles, deveriam ser eliminadas.
C) os iluministas apoiavam incondicionalmente o Antigo regime e se constituíram em críticos da burguesia, que na época se posicionava de forma revolucionária.
Respostas
respondido por:
2
É incorreto aquilo afirmado em C, de modo que é correta a alternativa C. O "Antigo Regime" era o conjunto de todas as coisas que os Iluministas abominavam politicamente, sendo o grande "alvo" das críticas políticas dos grandes expoentes do Iluminismo, como Rousseau, Voltaire e Diderot.
O Antigo Regime tinha como princípio político o Absolutismo e como princípio cultural o dogmatismo religioso enquanto que os Iluministas defendiam a República e o Racionalismo. A difusão das ideias iluministas ajudou a organizar as manifestações políticas que terminaram por derrubar o Antigo Regime.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás