em quais aspectos e instituições da sociedade, e como ficam, os familiares destes torturados na ditadura militar?
Respostas
Resposta:
No dia 1º de Abril de 1964 o Brasil mergulha em uma nova fase da sua história. Durante 21 anos o país viveu um regime de governo militar, que marcou a nação, seu povo e suas instituições. Foram duas décadas de confronto entre forças políticas e sociais. Neste conflito ambos os lados, governo e oposição, utilizaram todos os seus recursos: censura, terrorismo, tortura e guerrilha.Veja abaixo o regime militar e o período de redemocratização. Verá também alguns fatos que marcaram a ditadura: os movimentos de oposição e a repressão.
Explicação:
Resposta:
A época da ditadura foi um período de muito pavor e tristeza para todas as pessoas que sabiam o que estava acontecendo.
As pessoas eram torturadas com choques elétricos, afogamentos, pau de arara, espancamentos, palmatórias e em outros casos as mulheres eram abusadas sexualmente na frente do marido e até mesmo dos filhos, e como se já não fosse suficiente, também viam o filho morrer. Em casos de “morte por acidente” as vítimas eram “enterradas” como indigentes e os militares forjavam laudos médicos e cenas de tiroteios para que houvesse uma “justificativa”.
Nas escolas, as crianças com transtornos mentais e dificuldades de aprendizado eram punidas com uma palmatória e outras coisas.
Já nas ruas, civis eram entrevistados e, dependendo de sua resposta, levado, torturado e morto e sua família nunca mais teria notícias do mesmo. Havia horário para estar em casa e biquínis eram proibidos nas praias.
Essas foram só algumas coisas do cruel e rigoroso governo na época da ditadura militar.
Explicação: