Com o passar dos séculos, a assistência à saúde, que era ofertada, de maneira empírica, por religiosos e voluntários, em pavilhões localizados ao lado de igrejas, destinados principalmente ao auxílio dos pobres, transformou-se em ambientes com estrutura e arquitetura modernas, equipamentos e tecnologias de ponta, procedimentos clínicos e cirúrgicos revolucionários e profissionais especializados.
Entretanto, na atualidade, o maior desafio dessas instituições é atender às demandas da população com relação à assistência humanizada. A partir do entendimento de que o cliente, em uma instituição hospitalar, encontra-se fragilizado, física ou emocionalmente, e que necessita de atenção e carinho, fica claro que ele não procura somente o tratamento de sua saúde, mas também o cuidado, empatia e respeito a seu estado físico e emocional.
Diante desse cenário, imagine que você é gestor de um hospital. Sabendo que a qualidade dos serviços oferecidos é condição determinante para o sucesso da instituição, principalmente agora que a concorrência tornou-se mais acirrada e os clientes de saúde estão mais perceptíveis e exigentes, responda:
a) Quais ações você realizaria com a equipe de colaboradores?
b) Quais ações você realizaria na arquitetura hospitalar, para oferecer um ambiente mais acolhedor para o cliente?
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Explicação:
a) Enquanto gestor, é possível investir em capacitação de todos os colaboradores da instituição de forma sistematizada, desde a recepção, equipe administrativa, equipe de higienização, equipe de nutrição, farmácia, prestadores de serviços (como os profissionais dos laboratórios que fazem coleta nos pacientes), até a equipe assistencial (médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, etc.). O objetivo seria focar no atendimento humanizado, com respeito às diferenças, preocupação com o conforto físico e mental do cliente, cortesia, profissionalismo e comunicação, minimizando ao máximo erros decorrentes do atendimento ofertado.
b) Com relação à arquitetura, pode-se investir em ambientes com cores aconchegantes, iluminação e temperatura adequada, móveis confortáveis, organização, limpeza e conservação do ambiente, assim como na garantia de privacidade do cliente e seus acompanhantes, independentemente do local onde se encontram dentro da instituição.