Respostas
Resposta:
principal órgão político, administrativo e judiciário de Esparta era o “Conselho de Anciãos”, também chamado de Gerúsia, composto por 28 gerontes com mais de 60 anos de idade e que já haviam cumprido suas obrigações militares, associados a um colegiado de cinco magistrados (éforos), e dois reis (diarquia), que exerciam funções militares, judiciárias e religiosas.
Explicação:
or sua tradição militar e importância histórica, a cidade-estado de Esparta é considerada uma das mais relevantes para a compreensão da Antiguidade na Grécia.
Foi fundada no século IX a.C. por dórios, um dos povos indo-europeus que migraram para a península balcânica naquele período, após a expulsão dos aqueus daquela região.
Esparta estava localizada na península do Peloponeso, mais especificamente na planície da Lacônia, uma área de terras férteis, algo que não era comum na Grécia. Ao contrário do que ocorria na maioria das cidades-estados gregas, os espartanos baseavam sua economia na agricultura, e por isso expandiram pouco o comércio e a manufatura.
A ênfase na atividade agrícola e o baixo desenvolvimento do comércio contribuíram para que Esparta ficasse relativamente isolada das demais cidades-estados. Essa característica, associada à própria tradição guerreira dos dórios, contribuiu para a formação de uma sociedade altamente militarizada, com hierarquias sociais rígidas, e quase nenhuma afeição por imigrantes.