Pesquise sobre Potenciômetros e Reostatos.
Como funcionam e onde são utilizados.
faça uma pesquisa bem informada.
Respostas
Resposta:
A principal diferença é a maneira como usamos para a operação. Em potenciômetros, usamos todos os três terminais para executar a operação, enquanto que em reostatos, usamos apenas dois terminais para executar a operação. O reostato é geralmente utilizado em aplicações onde é necessária alta tensão ou corrente.
Explicação:
Potenciômetro:
Como funciona?
Quando aplicamos uma tensão elétrica entre os terminais de início e fim, a tensão elétrica obtida no terminal central irá variar conforme o cursor se move ao longo da pista. Assim, o potenciômetro funciona como um divisor de tensão resistivo.
Onde são usados?
Os potenciômetros são utilizados em circuitos de baixa tensão e corrente, devido a sua baixa potência que normalmente vai de 0,25w a 1w.
Reostatos:
Como funciona?
É utilizado para variar a resistência de um circuito e, assim, aumenta-se ou diminui-se a quantidade de energia elétrica que será transformada em térmica por exemplo. Com a variação da resistência total do circuito, o valor da corrente elétrica deste circuito também sofrerá variação.
Onde são usados?
O reostato é geralmente utilizado em aplicações onde é necessária alta tensão ou corrente. Os reostatos são usados em luzes fracas para mudar a intensidade da luz.