Na história da filosofia, para a construção do conhecimento filosófico, são importantes três principais concepções de ciência ou de ideias de cientificidade. Com relação às concepções de ciência, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Concepção empirista. II- Concepção construtivista. III- Concepção racionalista. ( ) Apresenta a ciência como conhecimento racional dedutivo ( ) Apresenta a ciência como interpretação dos fatos observáveis ( ) Apresenta a ciência como uma construção de modelos explicativos para a realidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) III - I - II. B) I - II - III. C) I - III - II. D) II - I - III.
Respostas
Resposta:
III - I - II
Explicação:
Acabei de responder essa questão no meu curso, mas uma melhor explicação é que a resposta já é dada de bandeja.
Ciência como um conhecimento racional -> racionalista.
Depois é só ir por eliminação baseado nas opções que tem, e como só uma opção começa com racionalista, é essa.
O conhecimento científico necessita de refutação e precisa ser claro e objetivo para ser ratificado (A).
O filósofo que propõe uma nova forma de se pensar a ciência e seus enunciados é Karl Popper.
Popper é um filósofo da ciência que admite que ela deve passar pelo crivo da falseabilidade, ou seja, da refutação para ser provada e aprovada.
Para ele, a ciência não é neutra, pois toda teoria tem seus conceitos. Assim, uma hipótese verdadeira deve ser testada, examinada e avaliada de modo constante, a fim de saber se é válida ou não.
Para ele, o melhor método é o da dedução crítica. Popper critica a filosofia da ciência baseada na mera indução e levada a verdades universais.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/10816312