Sobre a relação entre corpo e alma na concepção de Tomás de Aquino, Alves (2020) comenta: a sabedoria é algo próprio das almas mais evoluídas e, a alma humana é a mais frágil dentre aquelas que a possuem (comparada com a dos anjos, por exemplo). No caso dos seres humanos, estes necessitam do corpo para adquirir o conhecimento. O corpo é, segundo Tomás, o instrumento que permite que a alma sinta e aprenda.
ALVES, J. D. de O. Filosofia da Educação. Maringá: UniCesumar, 2020 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e a relação entre alma e corpo no pensamento tomista, avalie as afirmações a seguir.
I. O conhecimento, em Tomás de Aquino, seria muito mais que entender algo racionalmente, seria, também, necessário sentir.
II. A relação que corpo e alma possuem é de complementaridade, formando a pessoa humana, porém sem perder a sua particularidade, isto é, a alma mantém sua essência, da mesma forma que o corpo também mantém a sua.
III. O pensamento tomista igualava o valor do corpo com a alma, algo que na patrística não foi levado em consideração, a associação com as ideias de Platão, produziu na patrística uma certa superioridade da alma em relação ao corpo.
IV. Tomás de Aquino afirmava que haveria uma forma de conhecimento, se alma e corpo não se unissem e formassem o homem, permeado de suas particularidades e perspectivas próprias sobre o mundo, a vida, as coisas e o pensamento, outrora defendido por Platão.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Olá. Tudo bem?
Resposta correta: alternativa 4.
Explicação:
I, II e III estão corretas. Pag. 56 e 57 do livro Filosofia da Educação.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás