1. Durante o século XVl e XVlll, qual o principal produto do Brasil?
2. Quem cultivava, colhia, secava e ensacava o café?
3. Em 1840, como era composta a população do Rio de Janeiro em
porcentagem (%)?
4. Onde se localizava O Vale do Paraíba?
5. No século XlX, o café liderava as exportações brasileiras, quantos africanos
(nativos) entraram no país?
6. Quem foi Antônio Clemente Pinto?
7. O que acontecia com a terra quando um cafezal ficava velho?
8. O que os cafeicultores faziam para ampliar as suas lavouras?
9. Antes da expansão da cafeicultura, quem ocupava O Vale do Paraíba?
10. O que foi a “Política civilizatória”?
Respostas
Explicação:
1- O segundo dos ciclos econômicos do Brasil tem a cana-de-açúcar como principal produto de aquecimento da economia da colônia portuguesa. A emergência desse ciclo no território brasileiro está diretamente ligada com a valorização do açúcar no mercado europeu.
2- Durante boa parte do Ciclo do Café, a mão de obra utilizada nas lavouras e no transporte foi a dos escravos. Com a proibição do tráfico negreiro para o Brasil em 1850 e a consequente abolição da escravatura no país em 1888, os fazendeiros precisaram encontrar outro tipo de mão de obra.
3- Não sei
4- O Vale do Paraíba é um acidente geográfico natural que abrange as regiões: Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, no estado de São Paulo e Região Sul Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, que se destaca por concentrar uma parcela considerável do PIB do Brasil.
5- Curtin, fala que o total de africanos trazidos foram de 3,65 milhões. A revisão desses números levou os historiadores à conclusão de que o total de escravos trazidos aproximou-se dos 5 milhões.
6-António Clemente Pinto, primeiro barão com grandeza de Nova Friburgo, foi um proprietário rural luso-brasileiro. Chegou no Brasil em 1821, onde passou a trabalhar em uma loja na cidade do Rio de Janeiro.
7- A produção era feita através do uso extensivo do solo, ou seja, somente quando a terra não tinha mais nutrientes necessários é que se trocava de região, deixando a antiga abandonada ou para pequenas plantações. Os instrumentos de trabalho eram, praticamente, apenas a enxada e a foice.
8- A produção do café no Brasil expandiu-se a partir da Baixada Fluminense e do vale do rio Paraíba, que atravessava as províncias do Rio de Janeiro e de São Paulo. A cafeicultura no Brasil beneficiou-se da estrutura escravista do país, sendo incorporada ao sistema plantation, caracterizado basicamente pela monocultura voltada para a exportação, a mão de obra escrava e o cultivo em grandes latifúndios. Nessa região do Brasil, a produção cafeeira beneficiou-se do clima e do solo propícios ao seu desenvolvimento. O fato de ser rota de transporte de mercadorias entre o Rio de Janeiro e as zonas de mineração contribuiu também para a adoção da lavoura cafeeira, já que parte das terras estava desmatada, facilitando inicialmente a introdução das roças de café e beneficiando o escoamento da produção através das estradas existentes.
9- Os grandes fazendeiros do Vale receberam títulos de nobreza, e passaram a ser a principal base de apoio para o Imperador. Eram os "Barões do Café". Por volta de 1850, a cafeicultura no Vale atingiu seu auge. Vassouras foi considerada a "capital do café"
10-Só sei o que e crise civilizatoria "nosso modelo atual de civilização está no limite de seu esgotamento, o que ela classifica como crise civilizatória Tal crise é composta por outras múltiplas crises: econômica, social, ambiental, política."