PROGRAMAÇÃO C++ VETORES
SABEMOS QUE OS RESISTORES POSSUEM TOLERÂNCIA E PODEM APRESENTAR UM VALOR MEDIDO DIFERENTE DO QUE CONSTA NO CÓDIGO DE CORES (VALOR COMERCIAL). POR EXEMPLO, PARA UM RESISTOR DE RESISTÊNCIA COMERCIAL DE 1000 OHMS, O VALOR DE 900 OHMS MEDIDO FICARIA FORA DA FAIXA DE 5% DE TOLERÂNCIA. IMPLEMENTE UM PROGRAMA EM C QUE LEIA UM INTEIRO N. A SEGUIR LER UM VETOR DE N ELEMENTOS (MÁXIMO DE 2000 ELEMENTOS) COM O VALOR MEDIDO DE RESISTORES QUE POSSUEM VALOR COMERCIAL DE 1000 OHMS. APÓS O TÉRMINO DA LEITURA DO VETOR, SEU PROGRAMA DEVERÁ SER CAPAZ DE PERCORRER TODOS OS ELEMENTOS DO VETOR E PARA CADA RESISTORES IMPRIMIR O VALOR MEDIDO E AO LADO A PALAVRA “FORA DA FAIXA” OU “DENTRO DA FAIXA”, CONSIDERANDO UMA FAIXA DE TOLERÂNCIA DE +-5%. NO FINAL, IMPRIMA QUANTOS RESISTORES ESTÃO DENTRO DA FAIXA.
[Entrada]
4 (N)
1000 1090 920 950
[Saída]
1000 dentro da faixa
1090 fora da faixa
920 fora da faixa
950 dentro da faixa
2
Respostas
Resposta:
Início » Eletrônica » Curso de Eletrônica » Curso de Eletrônica – O que é um Resistor
Curso de Eletrônica – O que é um Resistor
Tabela de Código de Cores de Resistores
Postado Em 14/10/2015 [data do post] por Fábio dos Reis [autor do post] em Curso de Eletrônica [categoria do post]
O que é um Resistor
Um resistor é um dos componentes mais comuns e fundamentais em Eletrônica. Sua finalidade é impedir o fluxo livre de corrente elétrica em um circuito por meio de sua resistência elétrica, e impor uma queda de tensão ou limitação de corrente.
Um resistor consiste geralmente em dois conectores ligados a um condutor de energia elétrica pobre, que pode ser constituído por uma variedade de materiais, como veremos mais à frente.
Os resistores são componentes passivos, o que significa que eles apenas consomem energia, e não podem gerá-la.
Podemos ver abaixo os símbolos utilizados para representar resistores em esquemas eletrônicos:
Símbolos de um Resistor
O símbolo da esquerda é o mais tradicional, usado nos Estados Unidos e no Brasil. O símbolo da direita é mais usado em esquemas europeus e em outros países, e ambos são válidos para desenhar nossos circuitos.
Na figura abaixo podemos ver diversos resistores de tipos diferentes, cada qual com uma aplicação distinta:
Resistores variados, incluindo potenciômetro deslizante e LDR
Resistores variados
As aplicações mais comuns dos resistores são a limitação de corrente em dispositivos semicondutores como LEDs, polarização de transístores, controle de cargas em capacitores, ajuste da resposta de frequência em circuitos de áudio, como pull-up ou pull-down em entradas de circuitos lógicos digitais, entre muitas outras.
Além dos resistores comuns como os mostrados na ilustração acima, existem também alguns tipos especiais de resistores, como por exemplo potenciômetros e trimpots, que são resistores variáveis – cuja resistência pode se ajustada conforme a necessidade, e resistores que tem sua resistência alterada quando alguma característica do ambiente é modificada, como a luminosidade, temperatura ou pressão.
Os resistores ainda podem ser do tipo SMD (surface mount device) ou through-hole.
A resistência elétrica dos resistores é medida em Ohms (Ω). Os valores de resistência dos resistores podem ser lidos de duas maneiras: diretamente, com o valor escrito no próprio corpo do componente, ou por meio de um código de cores, que é de longe a forma mais comum.
Resistores podem ser associados entre si de diversas formas, permitindo obter valores de resistências diferentes dos encontrados comumente nos componentes vendidos no mercado, sendo os tipos de associação mais comuns a associação em Série e a associação em Paralelo.
Código de Cores de Resistores
Os resistores axiais possuem tradicionalmente o código de cores impresso em seu corpo em uma sequência de três faixas coloridas que expressam o valor da resistência do componente, e mais uma faixa que expressa a tolerância desse valor (desvio possível para mais ou para menos, em porcentagem).
Resistor - Cores e Tolerância
Resistor com quatro faixas de identificação
As duas primeiras faixas representam um dígito de 0 a 9, enquanto a terceira faixa indica um multiplicador decimal (número de zeros que devem ser anexados aos dígitos). Abaixo temos uma tabela com o código de cores de resistores de quatro faixas:
Código de Cores de Resistores - Curso de Eletrônica
Código de Cores de Resistores
Resistores com Cinco Faixas
Alguns resistores possuem cinco faias coloridas de identificação gravadas em seus corpos. As quatro primeiras faixas obedecem à tabela anterior, ao passo que a quinta faixa indica a porcentagem máxima de alteração esperada na resistência do componente após as primeiras 1000 horas de uso. As cores possíveis e seus respectivos valores são:
Marrom: Alteração máxima de ±1% do valor nominal
Vermelho: Alteração máxima de ±0,1% do valor nominal
Amarelo: Alteração máxima de ±0,001% do valor nominal
Os resistores que não possuem a quinta faixa pode ter sua resistência alterada em mais de ±1% de seu valor nominal após ser utilizado pelas primeiras mil horas.
Tolerância
A resistência real de um resistor pode ser diferente do seu valor nominal, tanto maior quanto menor. O limite da resistência real é chamado de tolerância. Os valores de tolerância mais comuns para resistores de carbono são ±5%, ±10% e ±20% Dessa forma, um resistor de 100Ω que possua tolerância de ±5% pode na verdade, ter uma resistência real de qualquer valor entre 95 e 105Ω, portanto 5Ω a mais ou a menos que o valor nominal de 100Ω.
Os resistores de fio enrolado geralmente possuem tolerância mais estrita, de ±5%.
Explicação:
melhor resposta por favor.