• Matéria: Biologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia atentamente o texto a seguir.
Uma das principais dificuldades apresentadas pelos afetados por doenças genéticas e seus familiares é a compreensão do significado concreto dos riscos genéticos. Uma percepção distorcida desse significado no momento da comunicação do risco ao consulente e familiares pode resultar em efeitos psicológicos indesejáveis. Por exemplo, quando uma pessoa tem receio de que seja elevado o seu risco de desenvolver câncer ou de gerar uma criança defeituosa, sua ansiedade pode ser tamanha a ponto de predispô-la a distorcer sua compreensão do risco. Nesse momento é importante que o profissional envolvido na comunicação do risco esteja preparado para lidar com esse tipo de situação e até mesmo para avaliar se um caso de superestimativa do risco por parte do consulente demande outra forma de abordagem psicológica para auxiliá-lo a lidar com seus medos e ansiedades.
Há diversas estratégias adotadas por profissionais da Genética Clínica para ajudar na compreensão dos riscos genéticos. Uma dessas consiste em tornar a ideia do risco mais concreta a partir da visualização de esquemas, como o representado abaixo:
- IMAGEM ESQUEMA -
O quadro abaixo representa quatro grupos familiares aos quais deve ser comunicado o risco de nascimento de criança afetada pelas doenças mencionadas.
-IMAGEM QUADRO -
Assinale a alternativa que relaciona corretamente o esquema ilustrado e os grupos familiares aos quais o esquema deve ser mostrado para melhor compreensão dos riscos:
a. Esquema 1 – somente famílias 1 e 3.
b. Esquema 2 – somente famílias 1 e 2.
c. Esquema 3 – somente famílias 2 e 4.
d. Esquema 1 – somente famílias 3 e 4.
e. Esquema 2 – somente famílias 2, 3 e 4.

Anexos:

Respostas

respondido por: masoma
4

Resposta: B

Explicação:  

Família 3 - Marido (AA) Esposa (aa) porque  a neurofibromatose e autossômica dominante, como seu primeiro filho e normal então mostra que a esposa e recessiva. 0% de chances de ter um descendente com o distúrbio

Família 4 - A doença de Huntington é autossômica dominante, então aparece em todos os descendentes.  Então a ocorrência é de 100%

Perguntas similares