Respostas
Vários filósofos pensaram, e ainda pensam, a diferença entre opinião e conceito. Voltando à Antiguidade, uma das distinções mais conhecidas vem do filósofo grego Sócrates. Na filosofia socrática, a opinião é um pseudoconhecimento casual, algo a ser desconsiderado, destruído. Por outro lado, o conceito é algo mais substancial, resultado de reflexões mais profundas e cuidadosas e que, portanto, deve prevalecer.
Sócrates priorizava conceitos em vez de opiniões
Para o filósofo grego Sócrates, as opiniões deviam ser destruídas, por serem movidas por sensações particulares e casuais. As opiniões eram conhecimentos falsos, enganadores (pseudoconhecimentos).
Para Sócrates, o importante era motivar o indivíduo a buscar os conceitos; ou seja, os conhecimentos verdadeiros. Como chegar a esses conhecimentos? Através de reflexões mais cuidadosas e muitas, muitas perguntas.
O próprio Sócrates construía os seus conceitos depois de refletir incansavelmente sobre as respostas das perguntas que ele se fazia (e fazia aos outros), com o propósito de aprofundar temas.
Conheça mais sobre Sócrates e o seu pensamento em: https://brainly.com.br/tarefa/21167748
#SPJ2