• Matéria: História
  • Autor: ybranco11
  • Perguntado 3 anos atrás

O senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e res­peitado de muitos. O comentário de Antonil, escrito no século XVIII, pode ser considerado característico da sociedade colonial brasileira porque:


O comentário de Antonil, escrito no século XVIII, pode ser considerado característico da sociedade colonial brasileira porque:



A;as atividades dos senhores de engenho não se limitavam à agroindústria, pois controlavam o comércio de exportação, o tráfico negreiro e a economia de abastecimento.


B:as dificuldades de adaptação às áreas coloniais levaram os europeus a organizar uma sociedade com mínima diferenciação e forte solidariedade entre seus segmentos.


C:o poder ficava concentrado na figura do senhor de engenho, que exercia funções de administração na colônia e detinha o poder econômico.


D:o poder político dos senhores de engenho era assegurado pela metrópole a partir da quantidade de escravos indígenas que ele tivesse.


E:a autoridade dos senhores restringia-se aos escravos, não sendo imposta às comunidades vizinhas e a outros proprietários menores.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

É correta a alternativa C, de modo que os Senhores de Engenho, que eram apontados para este cargo em função de seus laços com a Coroa Portuguesa, eram também as principais figuras políticas locais, ocupando as Câmaras Municipais.

O poder econômico era garantido pelo próprio controle do Engenho de Açúcar, que era o principal meio de produção no contexto do Ciclo do Açúcar no Brasil Colonial. Isto, associado com o controle de terras e de um vasto contingente de escravizados garantia ao Senhor de Engenho o maior privilégio social possível dentro do Brasil.

Perguntas similares