Qual a diferença entre um profissional autônomo e um professional que atua em uma empresa privada ou empresa do governo, regido pela CLT?
Respostas
Resposta:
O profissional autônomo pode ou não ter uma qualificação profissional. No entanto, como trabalha de forma livre, podendo oferecer o seu serviço para diversos segmentos, não possui um vínculo empregatício. Importante ressaltar que o exercício como autônomo de profissões regulamentadas precisa seguir as mesmas regras do profissional liberal, ou seja, nesses casos não há diferença.
Já o profissional liberal precisa ter uma formação universitária ou técnica. Atuando na área, pode ser empregado em uma ou mais empresas ou trabalhar por conta própria, por isso também considerado autônomo.
Explicação:
São diferenças pontuais entre os profissionais autônomos e os profissionais que trabalham no regime CLT:
- Profissionais autônomos - não possuem salário fixo, empreendem por necessidade e não têm direito aos benefícios do INSS (salvo se for formalizado com MEI);
- Profissionais no regime CLT - possuem salário mínimo, são subordinados a um empregador e possuem direito aos benefícios do INSS.
Diferenças entre trabalho formal e trabalho informal
De um lado, o trabalho formal é aquele em que o cidadão tem a sua Carteira de Trabalho assinada pelo empregador (empresa privada, empresa pública e organização civil). Naturalmente, a relação de trabalho é composta por direitos e deveres.
Por outro lado, o trabalho informal é aquele em que o cidadão trabalha por conta própria (ou empreende por necessidade) e não possui direitos trabalhistas.
Aprenda mais sobre os temas trabalho formal e trabalho informal em:
https://brainly.com.br/tarefa/5942141
#SPJ2