• Matéria: História
  • Autor: anaalvespacheco
  • Perguntado 3 anos atrás

“A Guerra da Coréia, de 1950-3, cujos mortos foram estimados entre 3 e 4 milhões (em um país de 30 milhões) e os trinta anos de guerras do Vietnã (1945-75) foram de longe as maiores guerras, e as únicas em que as próprias forças americanas se envolveram diretamente em grande escala”.HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras. 1995.A respeito da Guerra da Coreia, leia as afirmativas a seguir e selecione a alternativa falsa: * a) Os norte-coreanos eram governados por Kim Il-Sung em uma dura ditadura de características stalinistas, e os sul-coreanos eram governados por Syngman Rhee, também na forma de uma ditadura militar, mas de tendências capitalistas. b) Os norte-coreanos contaram com o apoio de chineses e soviéticos. Os sul-coreanos contaram com um grande apoio internacional, sobretudo dos EUA e da Organização das Nações Unidas. c) Ao final da Guerra da Coreia, os norte-coreanos conquistaram uma série de territórios, o que delimitou as fronteiras da Coreia do Sul ao perímetro de Pusan. d) Uma trégua foi assinada pelas duas Coreias em 1953, em Panmunjom, após anos de equilíbrio na luta. Oficialmente os dois países ainda se encontram em guerra e a fronteira entre os dois países é uma das áreas mais militarizadas no planeta Terra.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
3

É incorreto aquilo afirmado em C, de modo que é correta a alternativa C.

A Guerra da Coreia não foi marcada por grandes conquistas da porção norte do país (que, apesar dos sucessos militares iniciais, passou a sofrer sérias perdas quando os Estados Unidos passaram a participar ativamente do conflito), mas sim pelo estabelecimento de uma área de trégua, que permanece até hoje, que respeitava mais ou menos os desejos políticos da população de cada uma destas regiões.

Hoje a situação entre "as duas Coreias" é ainda bastante tensa, de modo que teoricamente os dois países ainda vivem um estado de guerra (mas sem disparos ou conflitos armados diretos), que pode a qualquer menor provocação piorar.

Perguntas similares