• Matéria: Artes
  • Autor: vanessascoelho
  • Perguntado 3 anos atrás

A educação escolar brasileira tem como respaldo os termos firmados em diversas legislações, sendo a principal delas a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Para seu funcionamento, são previstos diferentes níveis de ensino e modalidades, visando atender a população em suas diversas realidades. Tendo em vista as discussões travadas ao longo da Semana de Conhecimentos Gerais sobre esses aspectos, analise as afirmações a seguir.


I. Algumas modalidades de ensino previstas pela legislação brasileira são: Educação de Jovens e Adultos, educação quilombola e educação especial.
II. No ensino superior, além dos cursos de graduação, podem ser ofertados cursos profissionais e técnicos, cursos sequenciais e programas de extensão.
III. O ensino médio encerra a educação básica, tendo duração mínima de quatro anos considerando a obrigatoriedade de oferta de cursos profissionais.

Respostas

respondido por: sandinhoae
15

Resposta:

I,II

Explicação:

O ensino médio encerra a educação básica, tendo duração mínima de quatro anos considerando a obrigatoriedade de oferta de cursos profissionais.

Resposta errada. A LDB na seção IV - Do Ensino Médio diz o contrário.

SEÇÃO IV – Do Ensino Médio

Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração

mínima de três anos, terá como finalidades:

I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos

no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para

continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade

a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III – o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo

a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada

disciplina.


psicopedagogaday: Cursos profissionais e técnicos não são disponibilizados pela educação superior, conforme da LDB. Portanto, somente alternativa I.
respondido por: LarissaMoura3
3

Sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e as discussões realizadas na Semana de Conhecimentos Gerais, estão corretas as afirmativas I e II.

A LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é responsável por regulamentar o sistema educacional do Brasil, tanto no ensino público ao privado e da educação básica a superior. Ela reafirma o direito à educação, garantia da Constituição Federal.

A LDB impulsionou a expansão das universidades, principalmente as privadas, e também garantiu mais autonomia às mesmas. Além disso, proporcionou maior poder de fiscalização para o Estado e com isso engessou um pouco o ensino superior.

Durante a Semana de Conhecimentos Gerais ficaram definidas algumas modalidades de ensino e a oferta de cursos de graduação para o ensino superior.

Saiba mais sobre o LDB em: https://brainly.com.br/tarefa/18308343

Bons estudos!

Anexos:

canapu10: Qual a diferença entre curso técnico e curso tecnológico?

Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo, e os cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior. Extraído do portal do MEC.
Então, no ensino superior não serão ofertados cursos técnicos. Sim, educação profissional tecnológica, cfe. LDB, art. 39, § 2º - III
canapu10: Alternativa "A" - Curso superior não oferece cursos técnicos, mas, educação profissional tecnológica - Tecnólogo
Perguntas similares