Respostas
Eles tinham formas humanas, eram homens ou mulheres, tinham relações sexuais e reagiam a estímulos com razão e emoção. Sendo semelhantes aos humanos, eles eram considerados imprevisíveis e muitas vezes caprichosos. Sua necessidade de comida e bebida, moradia e cuidados espelhava a dos humanos.
Ao contrário dos humanos, no entanto, eles eram imortais e, como reis e templos sagrados, possuíam um esplendor chamado melammu. Melammu é um esplendor ou aura, um glamour que o deus incorporou. Pode ser assustador ou inspirador.
Os demônios
Os demônios eram vistos como bons ou maus. Acreditava-se que os demônios maus seriam agentes dos deuses enviados para cumprir as ordens divinas, muitas vezes como punição pelos pecados. Eles poderiam atacar a qualquer momento, causando doença, indigência ou morte. Demônios lamastu foram associados com a morte de recém-nascidos; demônios gala poderiam entrar em seus sonhos. Os demônios podem incluir os fantasmas zangados dos mortos ou espíritos associados a tempestades.
Alguns deuses desempenharam um papel benéfico para a proteção contra os flagelos demoníacos. Uma divindade retratada com o corpo de um leão e a cabeça e braços de um homem barbado foi pensada para afastar os ataques de demônios-leão. Pazuzu, um deus de aparência demoníaca com um rosto canino e corpo escamado, possuindo garras e asas, podia trazer o mal, mas também podia atuar como protetor contra ventos malignos ou ataques de demônios lamastu.