Porque houve o golpe de Estado em 1930? Quais as elites que dominavam a política brasileira? Qual o objetivo de Getúlio Vargas ao nomear interventores nos estados do país? No governo provisório de 1930, que medidas Getúlio adotou para centralizar o poder? Quais os objetivos de São Paulo quando fez a Revolução de 1932? Cite cinco características da Constituição de 1934. Quais as características do movimento integralista brasileiro? O que a Aliança Nacional Libertadora defendia? ) O que foi a Intentona Comunista? 0) Em 1937, quais ações Getúlio toma com o estado de sítio no país? 1) Cite as características da Constituição de 1937, conhecida como "Polaca”. 2) No Estado Novo, verifica-se os principais traços de Getúlio Vargas. Quais são eles? 3) Que ações de Getúlio levam ele ser conhecido como “pais dos pobres"? 4) Quais as contradições que a participação brasileira na Segunda Guerra demonstrou? 5) Quem apoiou o golpe sobre Getúlio Vargas em 1945?
Respostas
Resposta:
Os quinze anos consecutivos da presidência de Getúlio Vargas constituem o período intitulado “Era Vargas” (1930-1945), e não correspondem à totalidade do período de governo varguista. Poucos anos depois, em 1951, Getúlio retornou à Presidência por mais três anos, até que, em 1954, ’saiu da vida para entrar na história’.
Em toda a história política brasileira, Getúlio Vargas talvez seja o personagem mais emblemático. Nos quase vinte anos em que governou o país, a ambiguidade da política de Vargas o tornou uma imagem cultuada tanto pela direita quanto pela esquerda. Por um lado, Getúlio foi responsável por importantes direitos sociais, como o voto feminino e os direitos trabalhistas; por outro, governou o país de forma autoritária durante o período ditatorial conhecido como “Estado Novo”.