• Matéria: Artes
  • Autor: carolinaazevedomarti
  • Perguntado 3 anos atrás

PERGUNTA 3


Os ambientes de contemplação e rituais como locais cênicos foram abordados por diferentes autores e momentos. Leia as descrições a seguir:




I. O caráter religioso dos espaços cênicos permaneceu por diferentes períodos, como na Antiguidade e Grécia, por exemplo, onde os espaços foram passando por transformações. O teatro e sua relação direta com o meio social, assim como os Templos, cumpriam a função de espaços coletivos e de encontros, importantes para o cotidiano das diferentes épocas.




II. A invocação religiosa, o ato propiciatório, o ato de júbilo, as celebrações de tristeza, funerais ou sortilégio, desenrolavam-se em determinado lugar, uma determinada maneira, repetindo-se do mesmo modo, procurando uma constante repetição e, assim, tornando-se rito. Vários escritores encontram, em cada um desses rituais, fatores de menor ou maior constância no teatro. Esses elementos apresentam características teatrais. Dessa forma, o local das celebrações, no qual se desenrolavam os rituais, seria a cena (VIANNA; CAMPELLO NETO, 2010, p. 12).




III. Os locais de contemplação e rituais tiveram seu papel na Arte da Cenografia apenas nos Períodos da Antiguidade e Grécia. Na Sociedade contemporânea, as Igrejas, por exemplo, não encontram espaço para aplicação da Cenografia.




Assinale a resposta CORRETA:


a.

As afirmações II e III estão corretas.


b.

As afirmações I e II estão corretas.


c.

Apenas a afirmação I está correta.


d.

As afirmações I e III estão corretas.


e.

Apenas a afirmação II está correta.

Respostas

respondido por: Matheusieti
4

Apenas as alternativas I e II estão corretas, já que a cenografia sempre teve influência das contemplações e rituais, até mesmo nos dias de hoje, onde elementos de diferentes culturas podem influenciar na produção artística.

Aqui, a cenografia no campo teatral se move, e, atua como um reflexo direto da sociedade em que ela é aplicada, se aliando a essência e criatividade de seu autor que a expõe a partir de uma construção de elementos próprios, baseado em alguma outra movimentação artística, ou criando e dando vida a novas formas de expressão.

Perguntas similares