Respostas
Resposta:
A frase “eu discordo do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dizê-lo” talvez seja a melhor definição para a liberdade de expressão. Afinal, é muito fácil reconhecer a liberdade de expressão às ideias que concordamos; muito mais difícil é aceitar a manifestação de ideias que desgostamos.
O que se tem visto no Brasil nos últimos tempos, no entanto, é uma crescente vontade de reprimir formas de expressão que sejam consideradas desrespeitosas e preconceituosas. A iniciativa, embora tenha como pano de fundo uma intenção nobre, tem gerado situações desproporcionais, limitando o direito à livre expressão e violando a Constituição Federal.
Um exemplo recente é o do cantor Alexandre Pires, que está sendo investigado pelo Ministério Público Federal por uma acusação de racismo. A denúncia se deu pelo fato de o cantor ter gravado um videoclipe em que uma festa é invadida por vários homens fantasiados como macacos – inclusive o próprio cantor. Segundo reportagem do jornal O Globo, o videoclipe foi considerado como “de ‘conteúdo racista e sexista, comprometendo as lutas do movimento negro na superação do racismo, e das mulheres na superação do sexismo’ e que ‘combinando artistas e atletas, o vídeo utiliza clichês e estereótipos contra a população negra’”.
Este não é um caso isolado, mas apenas um exemplo de uma tendência. Outro exemplo que pode ser citado é o caso do escritor Siedfrieg Ellwanger, condenado pela prática de racismo por ter escrito um livro em que questionava a veracidade do Holocausto. O livro levou seu autor à prisão mesmo que em nenhuma de suas páginas houvesse alguma forma de incitação à prática de algum crime contra judeus ou qualquer outra raça.
A tendência demonstrada por esses exemplos é a de limitação da liberdade de expressão daquilo que não seja considerado politicamente correto. Tal tendência não se revela apenas na liberdade de expressão, mas em diversos aspectos do Direito e na atividade estatal em geral.
Explicação:
RESUMO
A Liberdade de Expressão é o direito básico de todo sujeito se
manifestar livremente, expressar suas opiniões e crenças, receber
ideias e informações através do meio artístico, da linguagem oral e
escrita, bem como qualquer outro meio de comunicação,
independentemente de licença ou censura. O Principio da
Proporcionalidade estabelece um parâmetro de ponderação para que o
poder estatal proteja o direito fundamental e busque uma relação
proporcional entre meio e fim, de modo, que o dano que sobrevier não
cause grande ofensa ao direito que foi vencido. A balança de aplicação
do postulado normativo da proporcionalidade, por metáfora, deverá
conter em um dos pratos a proibição do excesso na ação estatal
(ubermassverbot) e, no outro, a proibição da proteção insuficiente ao
bem jurídico individualmente tutelado (untermassverbot). A Lei
Antibaixaria, tem por finalidade coibir a Administração Pública de
contratar artistas que contenha em seus repertóriosmúsicas que
desvalorizem, incentive a violência ou exponham às mulheres a
situação de constrangimento, e manifestações de homofobia ou
discriminação racial, bem assim apologia ao uso de drogas ilícitas.