• Matéria: Geografia
  • Autor: thalia2008
  • Perguntado 4 anos atrás

o que você aprendeu nesta aula aponte a importância da participação dos jovens e movimentos sociais.justifique sua resposta .​


00001086019131sp: Por favor nos dê mais detalhes, não assistimos a sua aula.....
thalia2008: é sobre as conquistas dos jovens da história
thalia2008: na*
thalia2008: é só pra falar a participação dos jovens em movimentos sociais como manifestações e justificar

Respostas

respondido por: suikameinol
0

Resposta:

(sem resumo, tirado de um site)

O Dia Internacional da Juventude é celebrado anualmente no dia 12 de agosto e tem como principal objetivo focar na educação e conscientização dos jovens sobre a responsabilidade que têm como representantes do futuro do planeta.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999 após a Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, realizada um ano antes em Lisboa, Portugal.

A partir daí, todos os anos a ONU escolhe um tema para ser discutido com os jovens — saúde, educação, emprego, estabilidade social —, além dos desafios que a juventude tem. A ONU considera que os jovens precisam estar na vanguarda das inovações e mudanças globais para que o mundo tenha sucesso no desenvolvimento sustentável das próximas gerações.

O Dia Internacional da Juventude ganhou ainda mais relevância em 2010, período escolhido pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Juventude, sob o tema “Diálogo e Compreensão Mútua”.

Jovens na construção de uma sociedade melhor

O mundo vem testemunhando a força crescente dos jovens na construção de uma sociedade melhor. Eles estão nas ruas, nas comunidades, no debate público, defendendo seus direitos e da sociedade, mobilizando as pessoas e chamando governos do mundo à responsabilidade em respeitar, proteger e efetivar os direitos humanos.

Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!

Mas justamente por estarem na linha de frente do ativismo, da cobrança de líderes locais e globais por um mundo mais justo e solidário e por serem a voz do inconformismo na sociedade, os jovens também estão entre os que mais sofrem com a violência.

Os jovens e, principalmente, os jovens negros estão entre os grupos de maior vulnerabilidade social, no Brasil e no mundo. E essa vulnerabilidade é facilmente constatada pelos altos índices de mortalidade — no Brasil, a morte violenta atinge principalmente jovens negros entre 15 e 18 anos.

Políticas públicas para a juventude

Entretanto, não basta criar leis, políticas públicas e projetos para atender os jovens. É preciso estabelecer mecanismos que assegurem sua implementação localmente.

No Brasil, isso é fundamental e urgente, devido aos altos índices de jovens vítimas de homicídios e em situação de vulnerabilidade social. O governo federal deveria ser o promotor dessas iniciativas, em parceria com os estados e municípios, para acabar com a cultura da violência contra os jovens, principalmente a juventude negra.

Parcerias com organizações da sociedade civil, especialmente os movimentos ligados à juventude e questões raciais, também são importantes, porque essas entidades estão em constante contato com a base dos movimentos de juventude em todo o país, principalmente os milhões de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade nas periferias dos grandes centros urbanos.

Perguntas similares