Gabriel, uma criança apaixonada por peixes, resolveu montar um aquário em sua casa. Em uma loja, adquiriu três espécies diferentes, levando em consideração o aspecto visual: Plati (Xiphophorus maculatus, espécie marinha), Guppy (Pœcilia reticulata, espécie marinha) e peixinho-dourado (Carassius auratus, espécie de água doce). Os três peixinhos foram colocados no mesmo aquário, que estava cheio com água sem cloro, de torneira. As duas espécies marinhas incharam e logo morreram. Apenas o peixinho-dourado conseguiu sobreviver. Depois do ocorrido, Gabriel descobriu que os peixes marinhos morreram porque a água do aquário era como uma solução ________________ em relação aos seus fluidos corporais internos, ocorrendo um __________________________ que provocou o inchaço por __________________________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
hipertônica - desequilíbrio osmótico - perda de sais minerais e desidratação das espécies
isotônica - desequilíbrio osmótico - perda de sais minerais e desidratação das espécies
hipotônica - transporte ativo de minerais para fora de seus corpos - absorção excessiva de água
hipertônica - transporte ativo de minerais para dentro de seus corpos - absorção excessiva de água
hipotônica - desequilíbrio osmótico - absorção excessiva de água
Respostas
hipotônica-desequilíbrio osmótico- absorção excessiva de agua.
Oi!
RESPOSTA: hipotônica - desequilíbrio osmótico - absorção excessiva de água
Gabriel, uma criança apaixonada por peixes, resolveu montar um aquário em sua casa. Em uma loja, adquiriu três espécies diferentes, levando em consideração o aspecto visual: Plati (Xiphophorus maculatus, espécie marinha), Guppy (Pœcilia reticulata, espécie marinha) e peixinho-dourado (Carassius auratus, espécie de água doce). Os três peixinhos foram colocados no mesmo aquário, que estava cheio com água sem cloro, de torneira. As duas espécies marinhas incharam e logo morreram. Apenas o peixinho-dourado conseguiu sobreviver. Depois do ocorrido, Gabriel descobriu que os peixes marinhos morreram porque a água do aquário era como uma solução hipotônica em relação aos seus fluidos corporais internos, ocorrendo um desequilíbrio osmótico que provocou o inchaço por absorção excessiva de água.
Explicação: a água passou do meio hipotônico (aquele que apresenta concentração menor de soluto que outra solução - no caso, a aguá do aquário) para o meio que apresentava maior concentração de soluto (no caso, o peixe), através de osmose.
Bons estudos!