Respostas
Resposta:
Kahê-Tuagê: consiste em uma modalidade formada apenas por mulheres. Ela é constituída da seguinte maneira: uma indígena fica no meio de uma fila formada por jovens que ainda não são mães . Essas jovens ficam de joelhos e balançam o corpo para frente e para trás.
Atiaru: é uma dança indígena bastante conhecida. Ela é realizada a partir do entardecer e é composta por homens e mulheres. Dois índios iniciam a dança. Eles normalmente utilizam adereços, como: chocalhos nos tornozelos e cocares com penas
Jacundá: é uma dança indígena e também do folclore brasileiro que é formada a partir da dança de roda. Para iniciar apresentação, as pessoas criam um círculo e dois dançarinos ficam no meio.
Resposta:
Jacundá
Essa dança representa a pescaria. É muito popular no Pará e tem diversas modalidades no interior do país. Os dançarinos distribuem-se em um círculo, onde homens e mulheres se intercalam. No centro fica um índio e uma índia como se fossem um peixe e, cantando e dançando, tentam fugir desse círculo. Quem deixar eles escaparem do círculo entra no meio da roda no lugar dos que fugiram.
Atiaru
Esse ritual tem características espirituais, realizado para afastar maus espíritos e, com isso, atrair os bons. A dança é feita próximo ao momento do pôr do sol e podem participar tanto homens, quanto mulheres. Os índios usam adereços como cocares de plumas, colares, pulseiras e chocalhos amarrados nos pés.
Kahê-Tuagê
Esse ritual é realizado para evocar as entidades que controlam o tempo. É feito pelos índios Kanela, da região do Rio Tocantins, na época das secas e seu objetivo é trazer a chuva. Uma curiosidade é que essa é umas das danças em que a personagem principal é uma mulher, porque a entidade que controla a seca, de acordo com a cultura indígena, é feminina. A dança é realizada por uma índia que fica no centro de uma fila de jovens, que ainda não tiveram filhos. As jovens em fila ficam de joelhos dobrados balançando os braços e o corpo para frente e para trás, sem sair do lugar.
Explicação: