as águas de escoamento superficial e de precipitação ,que atingem os mananciais e os recursos hídricos, podem causar o aumento de acidez dos lagos e ocasionar a mortalidade de peixes?explique
me ajude por favor
Respostas
Resposta:
As águas de escoamento superficial e de precipitação que atingem o manancial poderiam causar aumento de acidez da água do manancial e provocar a morte de peixes. ... A precipitação na região rural, embora ácida, não afetaria o ecossistema, pois a transpiração dos vegetais neutralizaria o excesso de ácido.
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
1) Sim. Mas é importante que se saiba que a formação de chuvas ácidas não é um fenômeno que acontece instantaneamente, uma vez que essas partículas e gases podem ficar por muito tempo suspensas na atmosfera, percorrendo quilômetros de extensão. O pH (potencial Hidrogeniônico) da água pura é próximo de 7,0, porém, quando o dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera se dissolve na água, ocorre a formação do ácido carbônico (H2CO3), e, portanto, o pH da água em equilíbrio com o CO2 atmosférico fica próximo de 5,6. O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Esses óxidos, juntamente ao óxido de carbono, são chamados de óxidos ácidos, porque, em contato com a água, formam ácidos. Valores muito abaixo do citado indicam que a chuva encontra-se poluída com ácidos fortes, como o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3) e, eventualmente, com outros ácidos, como o ácido clorídrico (HCl) e os ácidos orgânicos.
Logo, a chuva que cai na cidade em questão pode estar ácida, devido aos poluentes emitidos pelo loteamento industrial, mas que podem também ser formados a dezenas de quilômetros desse local. Como consequência, pode causar a acidificação dos lagos, de forma que os organismos que vivem nesse ambiente não consigam sobreviver, provocando, dessa forma, a mortandade de peixes.
Explicação:
Espero que ajude.