Respostas
Resposta:
Deste modo é possível concluir que não só as pinturas feitas em cavernas marcaram o período paleolítico, mas também a produção dos primeiros instrumentos (lanças e facas) feitos com pedra e a descoberta do fogo
Leia o Resumo Que tem Mais Artes no período paleolítico
Explicação: Como era a arte no período paleolítico?
Mesmo sem ter ideia que suas figuras seriam transformadas em arte e virariam objeto de estudo, os nômades do período paleolítico demonstravam o hábito de criar desenhos feitos com os objetos produzidos por eles mesmo no interior das cavernas.
A maioria eram desenhos de animais com objetos atravessados pelo corpo, o que presume, segundo análise dos estudiosos, uma maneira de incentivo à própria caça. Outra interpretação dada às figuras rupestres era a relação com o mundo sobrenatural.
Para os primitivos, os desenhos eram também uma forma de estabelecer uma relação mais estreita com a natureza, de modo que eles pudessem exercer algum tipo de influência sobre o mundo, revelando as experiências dos seus sentidos.
É válido ressaltar que a arte no período paleolítico ou em qualquer fase pré-histórica não tinha nenhuma pretensão de contemplação ou adorno, pois os homens primitivos não estavam preocupados com os valores estéticos dos objetos artísticos, e sim com a capacidade de atuação que eles podiam exercer no mundo sobrenatural.
Segundo estudos arqueológicos, supõe-se que as ferramentas usadas para a produção dessas gravuras eram facas, machados, arpões, arcos, flechas, lanças, anzóis, etc. Deste modo, a arte rupestre pode ser dividida em dois tipos: a pintura, feitas com pigmentos em superfícies lisas; e a gravura, imagens gravadas em incisões na própria rocha e em baixo relevo.