• Matéria: História
  • Autor: josyadt
  • Perguntado 3 anos atrás

“A polícia prendeu [...] um casal suspeito de manter uma mulher de 63 anos em cárcere privado por aproximadamente 20 anos em Vinhedo (SP). [...] Ela era mantida em situação análoga à escravidão e obrigada a cuidar da mãe da mulher presa, de 88 anos, sem receber nenhum salário ou benefícios pela função. [...] ‘Ela não tinha contato com o mundo exterior. Ela tinha um isolamento social absurdo. Ela não saía da residência, não falava com ninguém a não ser com os autuados e com a senhora idosa’, afirmou a delegada.”

POLÍCIA prende casal por manter mulher em cárcere privado durante 20 anos em Vinhedo. G1, 25 jun. 2019. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2020.

A condição análoga à escravidão é possível de ser encontrada na situação lida pela reportagem com o/a

A
pagamento apenas através de benefícios.

B
liberdade para escolher a quantidade de horas trabalhadas.

C
exigência do pagamento de impostos para viver na casa dos patrões.

D
obrigatoriedade do trabalho e ausência de pagamento e de convívio social.

Respostas

respondido por: lu06828lcdcj
2

Resposta:

letra D

Explicação:

respondido por: mirianlagoramos2
2

Resposta:

Letra D

Explicação:

A herança escravista no Brasil é percebida pela continuidade da existência de situações análogas a escravidão até os dias de hoje. É o caso lido na reportagem, que se encaixa na definição pelo fato de que a vítima não recebia pagamento, vivia isolada de outras pessoas senão aquelas para quem era obrigada a trabalhar, e não tinha a liberdade de negar os trabalhos que lhe eram impostos.

Perguntas similares