5. Releia o trecho a seguir. Alheado, mas condescendente, seguia pelo centro do passeio com a distraída segurança de um milionário que obviamente se está nas tintas para quem passa. Não só por educação, mas também pelo simples motivo de ter mais e melhor em que pensar. O que não sucedia aos transeuntes. Os quais, incrédulos ao primeiro relance, se desviavam, oblíquos, da deambulante causa do seu espanto. [...] b) É possivel afirmar que há ironia quando o narrador diz que o personagem tinha "mais e melhor em que pensar". Por quê?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Revela que o personagem (o vagabundo) não se preocupa com a opinião dos outros. Portanto não está se sentindo mal por estar mal vestido, mesmo que as pessoas o olhem com indiferença.
Isso fica claro com trechos como ","ele não liga ao que os outros dizem"
O personagem principal é o vagabundo, homem que aparentava ter aproximadamente 50 anos, magro, enrugado e com olhos azuis.
O vagabundo vestia roupas grandes e rasgadas, camisas largas e calça desfiada, sempre com as pernas à mostra, pois suas calças apesar de rasgadas, eram curtas.
No conto, pode-se notar que a personagem era inteligente, pois conseguia dar respostas sábias, além de ser uma pessoa humilde e calma.
B) sim e uma ironia , pois ao narrador dizer que a personagem tinha " mais e melhor em que pensar " ele ironizava
, pois estava falando que o mendigo não tinha tanta preocupações , e era muito socessegado , ao invés dos ricos que tinham vários problemas.